Pesquisa na área de Biologia Molecular

vai unir dados gerados em ambas instituições

A Escola de Ciências Biológicas e Engenharia do Equador está voltada para desenvolver colaboração internacional. Esta colaboração de pesquisa entre Brasil e Equador  inclui, respectivamente, o Professor Dr. José Humberto M.Tambor do Centro Universitário Eniac e o Professor Dr. Fernando Gonzales-Zubiate da Universidade Yachay Tech sobre  “Transporte nuclear de proteínas e seu envolvimento em doenças humanas”.

O Prof. Dr J. Humberto explica: “O estudo foca nos genes que expressam proteínas que transitam entre núcleo e citoplasma, este processo é vital para o bom funcionamento celular e quando algo está errado, pode finalizar em uma doença. Neste estudo estamos buscando todos os participantes deste processo – em um banco de dados internacional ( NCBI National Center for Biotechnology Information) e toda literatura relacionada – que ajudarão na compreensão de suas funções biológicas. Ao final, os genes selecionados serão testados em um organismo modelo que servirá de parâmetro para tratamento de doenças.

A aluna Fernanda Soares S. Sanches, de iniciação científica do curso de Fisioterapia da Escola da Saúde ENIAC, é quem fará a pesquisa dos dados, sob orientação do Prof. Humberto: toda a busca dos genes e literatura para servir de base para estudos funcionais.

A parceria entre Instituições Internacionais de Ensino e Pesquisa do NUPE (Núcleo de Pesquisa do Eniac) busca unir os grupos de pesquisa de forma sinérgica na elucidação de questões importantes para o funcionamento dos organismos vivos, buscando a excelência de nossas atividades como um todo.

Vemos assim, os objetivos do NUPE se realizando no aprimoramento e expansão de suas áreas de atividade com o que há de mais recente na ciência atual.

Parabéns Prof. DR Humberto pela participação em pesquisa tão relevante, e ao Prof. Dr. Daniel Martins, diretor do NUPE.

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 1 de outubro de 2018

Categorias: Educação, Faculdade, Inovação, Institucional, Notícias
Tags: .