Hoje, 09/11/18, um grupo de professores brasileiros, acompanhados pelo educador finlandês Juha Lahtien, da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK University, Finlândia), visitaram nossa instituição. A visita aconteceu em decorrência do programa “21st Century Educators from Finland – VET Teachers for the Future”, iniciativa do Consórcio STHEM Brasil, do qual fazemos parte, em parceria com a TAMK University.

O momento não poderia ter sido melhor! Nesta mesma data, aconteceu a exposição de uma série de produtos e soluções, resultantes do desenvolvimento dos projetos interdisciplinares que temos realizados com nossos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Durante a visitação, a comitiva de professores pôde conhecer, além desses projetos (aqui, os apelidamos de Projetos Eniac STHEM), um pouco de nossos espaços de aprendizagem como o FABLAB Eniac, o MEDIALAB Eniac e o ARAPATECH.

Em seguida, a comitiva foi recebida por um pequeno grupo de estudantes do Curso de Pedagogia que, autonomamente, prepararam uma oficina de programação com Scratch. A oficina de programação com Scratch já faz parte das que temos ofertado em nome de nossa Academia de Aprendizagem Aberta. É decorrente do projeto de implantação de aprendizagem ativa no Curso de Pedagogia e Jogos Digitais e, por meio delas, os futuros pedagogos colaboram com o letramento em programação, com crianças de nosso entorno.

Para o encerramento dessa visita, reservamos um momento muito especial, para que todos pudessem levar em seus corações um pouco daquilo que temos feito para a formação de pessoas competentes, sensíveis e preparadas para os desafios de nossa sociedade.

Foi ótimo recebê-los e eu tenho muito #orgulhodesereniac.

Por: Simone Vianna

Publicado em: 9 de novembro de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação, Institucional, Notícias
Tags: , , .