Centro Universitário Eniac – Linguagem, comunicação e bilinguismo!

No Colégio Eniac, nosso objetivo é formar estudantes que sejam capazes de explorar o seu domínio das linguagens para expressar suas ideias e a organização lógica de seu pensamento. Isso envolve não somente desenvolver a fluência em duas línguas, mas criar um ambiente em que o estudante seja capaz de colocar isso na prática e explorá-lo para atingir seus objetivos de vida.

Nesse processo, o ensino bilíngue oferecido pelo Eniac se torna uma ferramenta poderosa para promover nos estudantes uma formação global e intercultural. O Bilinguismo contribui com o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, do raciocínio lógico e analítico, e da flexibilidade de pensamento e reflexão.

Na Educação Infantil, o foco está no desenvolvimento da capacidade de comunicação por meio da fala e de gestos. Nessa fase, a criança a aprender por meio de atividades lúdicas e artísticas que tem como objetivo desenvolver a motricidade e a dicção. A aprendizagem na língua inglesa, aqui é trabalhada da mesma forma que a portuguesa. Por meio de atividades físicas e contação de histórias, o aluno desenvolve a vivência no segundo idioma.  

No Ensino Fundamental I, do 1° ao 5° ano, inicia-se e se consolida o processo de alfabetização e letramento. Aqui, o foco está no desenvolvimento da compreensão e uso da estrutura textual (letras, palavras, frases, parágrafos e textos). Os estudantes começam a ser introduzidos em aspectos da linguagem gramatical de sintetizar pensamentos e ideias por meio de textos.

A introdução do ensino de códigos (linguagens de programação) se dá nos primeiros anos de aprendizagem. Ao final do Ensino Fundamental I, espera-se que o aluno já tenha, também capacidade de fazer uso do teclado do computador e das aplicações Google for education de produção de texto, desenho e apresentação.

No Ensino Fundamental II, do 6° ao 8 ano, os estudantes são convidados a explorar os diversos gêneros textuais através de um processo em que ele interpreta, desmonta e remonta textos. Aqui, o foco está na compreensão da lógica da linguagem (gramática) e da aplicação da comunicação da linguagem (redação). Na língua Inglesa, o foco está em consolidar a fluência por meio da fala e da escrita e explorar os aspectos culturais da segunda língua. Ao final desse ciclo, o estudante já deve ter o domínio sobre o uso das ferramentas de produtividade Google for education, como Apps, planilhas e Formulários e ter desenvoltura em meios digitais como na criação de blogs, vídeos, sites e códigos.

A partir do 9° ano, são aprofundados os estudos de Literatura Brasileira. Ao final dessa etapa, momento em que o estudante participa dos processos seletivos de entrada no ensino superior, o aluno do Eniac deve estar preparado para reconhecer, diferenciar, dominar e transitar pelos diferentes gêneros textuais compreendendo e interpretando a linguagem segundo as regras. Todas essas habilidades e conhecimentos consolidam a formação de um cidadão que é proativo em sua comunicação e está preparado para ingressar nas melhores faculdades e universidades públicas e privadas brasileiras e internacionais.  

 

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 16 de novembro de 2017

Categorias: Bilingue, Colégio, Educação, Educação Infantil, Institucional
Tags: , , , .