ENIAC: Inovação também na gestão

Quem acompanha o Blog ENiac sabe que temos uma “pegada” inovadora na educação desde o ensino infantil até a pós-graduação e eu, definitivamente, não sou a pessoa mais indicada a falar disto; deixo para quem está à frente e nos traz as novidades quentinhas sempre.

Mas na área de gestão educacional posso dar minha opinião sem medo: também somos uma escola de vanguarda. Temos certificação ISO 9001/2015, plataformas de gestão integrada (ERP, Google), treinamentos em processos inovadores de gestão, como o CANVAS, Desing Thinking e outros.

Desde 2014 quando cheguei na Instituição, o que mais me chamou a atenção no ENIAC foi sua gente. Temos um corpo docente e um corpo técnico administrativo bastante singular.

O ENIAC consegue ter em seus quadros gestores que estão com o Grupo há mais de 20 anos e, ao mesmo tempo, auxiliares, aprendizes e estagiários que ainda estão com o perfume da adolescência recém deixada.

Aliás, é uma marca do ENIAC ter mais da metade de seu quadro formado por gente que foi ou é aluno, o que mostra que confiamos no que fazemos e nas pessoas que ajudamos a crescer e se formarem profissionais.

E com este grupo de pessoas tão heterogêneas, o modelo de gestão precisa estar em constante evolução e crescimento para que as decisões atendam as necessidades, cada vez maiores, de respostas rápidas e precisas, para as demandas na comunidade acadêmica como um todo.

Pensando nisto a Direção Geral do Grupo ENIAC (Centro Universitário, Colégio e empresas ligadas), remodelou o sistema de gestão criando frentes de negócios específicas e centralizando as atividades administrativas em um Centro de Serviços Compartilhados - CSC.

Além disto, o comando gerencial do Centro Universitário, a exemplo do Colégio, será feito em um colegiado executivo composto dos Pró-Reitores Acadêmicos e o Diretor do CSC.

Assim, as resoluções terão respostas mais rápidas, os gestores de cada área operacional ganham maior autonomia e responsabilidades sobre seus setores e as pessoas que gerenciam. Esta alteração pressupõe também uma maior interação, troca de experiências e o compartilhamento de recursos e de pessoas nas tarefas administrativas.

Tudo voltado para que as atividades de rotina, registro, financeiras, agreguem valor ao serviço educacional prestado, auxilie no desenvolvimento tanto dos alunos como das pessoas que estão por trás das “caixinhas” do nosso organograma.

E, falando em organograma, o desenho do nosso modelo de gestão não traz nomes de setores ou funções como “secretaria”, “financeiro” ou “departamento de pessoal”.

Nosso modelo traz os “nomes” das pessoas, gente competente e comprometida que precisa e merece ser valorizada, assim como você, eu e todos os nossos alunos e pais.

Por Marcelo A. Fattore, gente, pai, marido, gestor de pessoas e Diretor do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo Educacional ENIAC.

Por: Simone Vianna

Publicado em: 15 de março de 2018

Categorias: Inovação, Institucional
Tags: , .