NOVAS METODOLOGIAS, ESPAÇOS E TECNOLOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA PARA O DIA A DIA DOS PROFESSORES DO COLÉGIO ENIAC

Na semana de 22 a 26 de janeiro de 2018 acontece a Jornada Pedagógica dos professores do Colégio Eniac. Como parte importante dessa ação de planejamento e organização, nossos docentes participaram de uma capacitação especial, centrada no modelo do Ensino Híbrido.

Esse modelo, como sugere o próprio nome, mescla atividades, neste caso, presenciais e on-line. Existe uma série de estratégias para lidar com esse modelo. No Eniac, nossos professores já estão acostumados, por exemplo, com a Sala de Aula Invertida e dessa vez, foram convidados a conhecer e vivenciar a estratégia conhecida como Rotação por Estações.

Divididos entre as quatro estações montadas (azul, vermelha, verde e laranja), cerca de 50 professores, alternaram-se entre as seguintes atividades: diagnóstica (azul), tradicional (vermelha), áudio-aula (verde) e pesquisa colaborativa (laranja).

De acordo com a Professora Nanci Horácio, membro da Equipe de Inovação Pedagógica do Eniac, “embora a rotação por todas essas estações tenha sido realizada presencialmente, observei que os docentes puderam vivenciar e compreender claramente a distinção entre as estações azul e vermelha, quando comparadas com as estações verde e laranja. As duas últimas simularam atividades que poderiam ter sido realizadas on-line, em outro espaço, subsidiadas por tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagem”.

Diante do sucesso em 2017, com o Enisno Maker, esta é apenas uma sementinha que foi plantada e deve crescer e florescer em 2018: o ano da difusão do Ensino Híbrido no Colégio e Centro Universitário Eniac.

Bora lá trabalhar nesse cultivo!

Por: Simone Vianna

Publicado em: 23 de Janeiro de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Educação, Faculdade, Inovação, Institucional, Notícias
Tags: , .