Inovação é uma coisa que nunca falta no Colégio e Centro Universitário Eniac

Hoje, vou contar a vocês um pouquinho sobre o projeto da turma de Administração que rendeu até artigo no CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica - 2017.

Tudo começou quando o pró-reitor de ensino do Centro Universitário Eniac, prof. Eng. José Carvalho, resolveu INOVAR ao permitir que uma turma de alunos - orientada pela prof.ª Maria Helena - apresentasse um artigo para o CONIC, como substituição ao tradicional desenvolvimento do Projeto Integrador do semestre. É uma forma estimulante e diferente de assimilar conteúdos, construir saberes e produzir conhecimento, não acham?

Foi assim que tudo começou…

Essa mesma turma ficou sabendo de uma horta no Bairro dos Pimenta que faz uso de adubo orgânico para nutrição da terra utilizada. Os estudantes de Administração do Eniac se interessaram pelo assunto e resolveram estudar os prós e contras dessa horta. Decidiram, então, trazer essa ideia para dentro dessa nossa segunda casa e fizeram uma parceria com a cantina do Eniac para que houvesse a coleta de material orgânico de modo a produzir adubo por meio do processo de compostagem.

E olha só quanta integração na utilização desse adubo...

Ele foi utilizado mais tarde na produção dos jardins verticais idealizados pelas turmas de Arquitetura e Engenharia Civil, orientadas pelo prof. Carlos Guerra. Os estudantes de Administração descobriram, ainda, que o chorume produzido pela decomposição da matéria orgânica na compostagem é um inseticida natural que não é maléfico à terra ou ao alimento que nela for cultivado.

Essa é ou não é uma ação acadêmica integradora? 

Agora nossas crianças poderão usufruir de mais este elemento de aprendizagem.

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 13 de junho de 2017

Categorias: Colégio, Faculdade, Inovação, Institucional
Tags: , , .