Cliques nas telinhas, olhos no telão, ouvidos no telefone e dedos no teclado: ensino híbrido e práticas docentes no Eniac

As aulas ainda não começaram, mas os professores do Centro Universitário Eniac já estão de volta, a todo vapor. Durante a Jornada Pedagógica, programada entre os dias 22 e 26 de janeiro, o corpo docente participa de oficinas de formação profissional. Nesta quarta (24/01), os docentes tiveram contato com práticas pedagógicas centradas no Ensino Híbrido, mesclando atividades que podem ser feitas tanto em sala de aula, como fora dela.

Para isso, foram formadas quatro estações rotativas, com diferentes propostas de trabalho, que envolviam ações educativas variadas. Organizados em cores (azul, vermelha, verde e laranja), nossos professores puderam ter contato com ações pedagógicas diagnósticas, expositivas, multimidiáticas (sonoras) e colaborativas (pesquisa e investigação). São atividades que solicitam aos nossos docentes a utilização de ferramentas digitais e construção de aulas com abordagens variadas.

Utilizando técnicas como “Sala de aula invertida” e “Situações-problema”, o nosso corpo docente já desenvolve aulas e atividades pedagógicas que buscam engajar os alunos a participarem ativamente na construção do conhecimento, tanto em sala de aula, como fora dela. A abordagem híbrida faz parte do modelo de ensino e aprendizado implantado no Eniac em 2017.

A introdução da nova técnica de "Rotação por Estações", certamente, contribuirá com o desenvolvimento de aulas e atividades pedagógicas para lá de ativas.

Texto de Bruno César (Corpo Docente - Ensino Superior)

Por: Simone Vianna

Publicado em: 25 de janeiro de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação, Institucional, Notícias
Tags: , .