8 RAZÕES QUE FAZEM VALER A PENA FAZER O CURSO DE PEDAGOGIA!

Vale a pena cursar pedagogia ?

Muitas pessoas se perguntam se cursar pedagogia é um bom negócio, percebendo essa indecisão escrevemos este artigo sobre 10 Razões que fazem valer a pena fazer o curso de pedagogia!

A Pedagogia atualmente é o 3° Curso mais procurado pelos estudantes, perdendo apenas pra Administração e Direito, mas … Vale a pena cursar pedagogia? Bom resposta possui muitas variáveis e por mais que seja um curso bem procurado o mercado brasileiro está carente de pedagogos mesmo com as melhorias no ambiente de trabalho e aumento dos salários que vem ocorrendo gradualmente

A popularidade deste curso se deve aos financiamentos estudantis e ao PROUNI,  onde são prioridades para quem deseja realizar esta graduação. O curso é bastante teórico, envolve muita discussão e alguns momentos de prática pedagógica em sala de aula.

Confira agora as 10 razões que fazem valer a pena fazer o curso de Pedagogia e onde nós do Centro Universitário ENIAC podemos te auxiliar para começar com o pé direito nessa jornada.

1 . INFLUENCIADORES DE OPINIÕES

Normalmente professores são grandes influenciadores de opinião, justamente por estarem praticando a arte de transmitir conhecimento todos os dias, principalmente valorizando a boa educação que  é o principal valor da sociedade, envolvendo muito mais do que propostas de ensino. É um ato de se doar para pessoas desconhecidas e humanizar o conhecimento, transformando o pensamento de forma prazerosa, íntegra e efetiva!

 

2 . FORMADORES DE PROFISSÕES

 

A Pedagogia é um curso essencialmente social. Estes profissionais representam a coragem e a ousadia em assumir essa missão que é essencial e imprescindível para o progresso de toda uma sociedade; sob seu encargo formam-se Arquitetos, Economistas, Médicos, Dentistas, enfim, diversos profissionais, ou seja, ser professor é exercer a profissão das profissões.

 

3 . AGIR PARA TRANSFORMAR

Se você é daqueles insatisfeitos com alguns aspectos da sociedade e deseja colocar o seu potencial de mudança em prática, pela pedagogia pode-se trabalhar atuando na formação de cidadãos íntegros e autênticos. O papel do pedagogo está ligado a fontes de saber que estejam conectadas com a boa convivência, estruturação do conhecimento e aprendizado, de modo saudável e consistente. Um dos principais problemas é a luta contra o preconceito onde um bom educador deve estar sempre aberto às diferenças e lutar pela igualdade. Sua responsabilidade social tem grande valor para o fim das barreiras de gênero, raça e até religiosidade. O papel de um professor é o de formar cidadãos autênticos e justos desde os primeiros anos de escolaridade, sempre em prol de uma sociedade mais equilibrada. 

 

4 . ENSINAR E APRENDER

Ser um pedagogo é estar em constante aprendizado, é fazer parte de uma evolução onde formaremos indivíduos para o amanhã. Cada dia é uma nova história e muitas vezes os alunos trazem vivências para sala de aula ocorrendo a inversão de papéis. 

Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.

 

5 . SEMPRE LIGADOS ÀS NOVIDADES

Para quem gosta de estar por dentro do que acontece com as novas gerações, acompanha tecnologias e avanços sociais, com a pedagogia estará sempre em contato com o que há de mais novo e contemporâneo. Um bom plano pedagógico contempla a atualização do ensino por meio de ferramentas modernas, de modo a aproximar da rotina dos jovens e do jeito de viver na atualidade. 

 

6 . ENSINAR OU PLANEJAR

 

Se você é daqueles que preferem uma rotina mais ligada aos estudos e planejamento, pode ser que na pedagogia goste de atuar com gestão escolar ou coordenação. Geralmente, esses profissionais possuem muita realização ao aplicar o seu plano de trabalho em grandes projetos com suporte e investimento.

 

 

7 . A  IDADE NÃO SERÁ UM PROBLEMA

Muitas empresas selecionam e traçam os perfis dos seus funcionários, escolhendo profissionais considerando a idade, nessa profissão a experiência e sua vontade de trabalhar estarão sempre acima desse requisito. Então podemos dizer que após os 40 anos você concorrerá às oportunidades em alto nível, assim como antes. Então Se você acredita que será feliz exercendo essa profissão, vá em frente! Com um pouco de planejamento e vontade, você conseguirá superar as dificuldades que infelizmente o nosso país ainda enfrenta nessa área tão importante. 

 

8 . É POSSÍVEL UMA BOA REMUNERAÇÃO 

Um dos principais fatores que um estudante leva em consideração na hora de escolher a profissão com certeza é a remuneração, porém um pedagogo também pode se sair bem neste requisito. A média salarial do professor licenciado que atua em rede pública no Brasil é de R$ 2,6 mil, mas existem escolas particulares que podem pagar um salário superior a esse. Também há professores que trabalham meio período e associam outra atividade à sua rotina, como plantões online para vestibulandos, ou até mesmo aulas particulares. Mas se você decidir estudar um pouco mais, além da graduação, como fazer mestrado e um doutorado, poderá ter ganhos de até R$ 15 mil sendo professor universitário.

O  importante é que você não escolha ou deixe de escolher uma profissão visando apenas ao retorno financeiro. Muitos fatores precisam ser considerados nesse momento, inclusive a satisfação pessoal.

Esperamos que tenha gostado sobre as 8 razões que fazem valer a pena fazer o curso de pedagogia e se você se identificou com a profissão de uma olhada em nosso site, lá trazemos informações completas sobre o curso como: Grade curricular, mensalidade, etc.  

Finalizamos este artigo com pequeno trecho da blogueira Carol Rodriguês, que demonstra sua satisfação em ser Professora!

 

Eu escolhi reviver a melhor fase das nossas vidas; todos os dias.

Escolhi não perder minha imaginação para o tédio!

Escolhi aflorar o que há de bom em cada ser.

Escolhi também transferir o que a há de bom em mim.

Escolhi dar o exemplo para ensinar.

Escolhi acima de tudo não perder a esperança!

 

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 18 de agosto de 2017

Categorias: Colégio, Educação, Ensino Médio, Institucional, Técnico
Tags: , , , , , .