Com  ou sem “H”, você já ouviu falar dessa Revolução?

Concebido por professores do MIT e da Universidade de Stanford, a Revolução STEM é um projeto que visa incentivar e facilitar a difusão do conhecimento das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática através de estratégias que coloquem o estudante do ensino médio para vivenciar seu aprendizado através da prática.

A profa. Ana Bondioli, Membro da Equipe de Inovação Pedagógica do Eniac explica, “que no Brasil, acrescenta-se ainda, a letra H, de Humanidades, visto que essa revolução é conduzida para e por pessoas”.

Os professores do Centro Universitário ENIAC, membro do Consórcio STHEM Brasil, já participam dessa revolução! Embora, o Consórcio tenha sido pensado em estratégias para a inovação acadêmica no âmbito superior, no Eniac, os professores de seu Colégio também aderiram a essa revolução.

Coordenados pelo prof. Rodnil Silva, os professores das disciplinas de Biologia, Física e Química do Ensino Fundamental II, juntamente com seus alunos desenvolveram projetos de pesquisa que envolvem as áreas STHEM e, ao mesmo tempo, discutem e resolvem problemas cotidianos que os próprios alunos desejam solucionar.

Ao implantar oficinas no Ensino Fundamental II no ENIAC, percebi que os professores já tinham em mente projetos que queriam desenvolver com seus alunos. Após algumas conversas, os professores igualmente descobriram que seus alunos também tinham seus próprios projetos e assim, unindo o útil ao agradável e, sem querer desestimular professores e alunos, demos inícios as oficinas STHEM no Ensino Fundamental II“, coloca o prof. Rodnil.

Inicialmente os estudantes se reuniram para definir seus grupos e colocar as ideias no papel. Surgiram então, projetos como o do banheiro ecológico, cujos objetivos são solucionar problemas de saneamento básico, economizar e diminuir a poluição da água, contribuindo, dessa forma, para minimizar problemas de saúde que porventura surjam com a contaminação do ambiente, além de contribuir para a preservação da natureza. “O projeto do banheiro ecológico foi idealizado pela Profa. Janete e seus alunos. Não consigo dizer quem está mais animado para desenvolver o protótipo: se a própria professora ou se são seus estudantes”, comenta Rodnil. Estimulados e ansiosos por desenvolvê-lo na prática, realizaram pesquisa sobre o tema, fizeram uma apresentação do projeto para toda a classe e, no momento, trabalham no protótipo.

Não há nada mais prazeroso do que se envolver em uma atividade que surgiu do nosso próprio interesse, não é mesmo? Isto faz com que os alunos busquem cada vez mais, de maneira autônoma e independente a construção de seu conhecimento.

Assim como o banheiro ecológico, outro projeto que surgiu com a turminha do Fundamental II foi a do Carneiro Hidráulico, cujo objetivo é desenvolver um sistema hidráulico de baixo custo, que funcione sem gasto de energia ou combustível e que economize água.

O terceiro projeto é o vaso freático ecológico, que pretende criar os chamados “ vasos inteligentes”, dotados de um reservatório de água que fica em contato com a terra por meio de um material permeável, responsável por uma irrigação lenta através da absorção da água. “São princípios da física ensinados de maneira simples e aplicada”, acrescenta o Prof. Daniel Lopes.  O sistema é super econômico, além de impedir a criação de mosquitos da dengue, por exemplo. A ideia trabalha questões como a importância das plantas na natureza, ciclo vegetativo, poluição do solo, poluição do lençol freático, agricultura orgânica e outros mais.

A Revolução STHEM no Colégio Eniac é uma ótima oportunidade para incentivar a atitude reflexiva, problematizadora e investigativa, o protagonismo, a capacidade criativa e inventiva de nossos estudantes.

Todo o esforço de alunos e professores certamente se traduzirá em jovens mais bem preparados para enfrentar os desafios do mundo . Vem muito mais por aí, fique ligado!

Por: Simone Vianna

Publicado em: 22 de agosto de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação
Tags: , , , , .