Você sabe o que é o 'Horta Feliz' ?

É muito mais do que o resultado de um TCC ou de uma ação de aprendizagem isolada, promovida dentro de um único curso.

Pois é ! Um pequeno grupo de estudantes e professores do Centro Universitário Eniac e da Faculdade de Tecnologia de São Paulo se uniram para a criação de jogos digitais educativos que receberam o nome de Happy Garden (para celular) e Horta Feliz (plataforma Desktop).

Os jogos foram desenvolvidos a partir da concepção de um Recurso Educacional Aberto (REA), o que significa que estão disponíveis para uso por qualquer pessoa.

  

Para jogar, você pode baixar o apk do Happy Garden, desenvolvido para uso em celulares Android.

Mas, se estiver lendo este post, direto de seu computador, acesse o Horta Feliz em  http://hortafeliz.esy.es/.  Mas,  atenção !!! O jogo Horta feliz  foi desenvolvido para plataforma Desktop, portanto, não roda legal em celular.

Saiba que tudo começou com um projeto bem maior, que teve como principal objetivo a promoção da aprendizagem ativa junto aos nossos estudantes.  Sabemos que o verdadeiro aprendizado acontece quando se está envolto da oportunidade de realizar algo significativo e/ou de resolver um problema que faz parte de nossa realidade, não é mesmo?

O problema estava relacionado com a necessidade de conscientização das pessoas no que se refere ao meio ambiente, seu cuidado e sua preservação. Você sabe ... esse problema não é meu ou seu, é de muitos, ou melhor, de todos nós.

Então, por que não usar a tecnologia digital para nos ajudar a resolver ou minimizar esse grande problema? Assim, eu tive a ideia da criação de um game para educar e, ao mesmo tempo, conscientizar nossas crianças para a necessidade de cuidar e proteger a natureza.

E o acaso se fez em minha frente: De um lado,  um grupo de professores e estudantes de Pedagogia do Centro Universitário Eniac preocupados em como lidar com esta questão social;

 

Do outro, uma professora e  grupo de estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FatecSP, interessados em estudar sobre os jogos digitais e produzi-los.

O resto, penso que você pode imaginar como aconteceu. O que, talvez, você não saiba é sobre a singular participação da equipe administrativa do Centro Universitário Eniac para o realização desse projeto interinstitucional. Participação que se traduz na sensibilidade de aceitar que o problema existe,  de abrir as portas de sua instituição para que estudantes, até mesmo de outras instituições, possam discuti-lo. Também,  para saber esperar o tempo certo em que todos esses aprendizes estejam engajados e preparados o suficiente para querer e serem capazes de lidar e/ou resolver problemas desta natureza. Assim, aproveito e agradeço, com sinceridade, a nossa Pró-Reitora Administrativa Ericka Scarlassare por todo apoio concedido e pelo que ainda será necessário.

Os estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Eniac gostaram de nosso recurso educacional. Resta saber se conseguirão transpor o aprendizado que o produto sugere com a necessidade da vida real. Portanto, confira os próximos capítulos desta história ... 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 1 de julho de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação
Tags: , .