Uma nova brinquedoteca para as crianças da Escola Municipal

Hoje finalizamos um grande projeto pedagógico com a inauguração oficial de uma nova brinquedoteca instalada em Escola Municipal de Ensino Fundamental I, localizada no Centro de Guarulhos.

O produto é fruto da resolutiva de um PBL interdisciplinar que conectou estudantes dos Cursos de Pedagogia, Arquitetura e Jogos Digitais do Centro Universitário Eniac.

A partir de uma realidade problematizada, os estudantes dos diferentes cursos puderam desenvolver competências específicas de suas áreas e ainda dialogar com as demais. Com isso, ultrapassaram as fronteiras de seus conhecimentos e transitaram por territórios vizinhos e até então desconhecidos.

Para a Profª Rosana Quitério, docente do Curso de Pedagogia, a atividade acadêmica conduzida a partir da resolutiva de um problema real colabora com o engajamento dos estudantes. Relata, ainda, de maneira orgulhosa, que por diversas vezes foi surpreendida pelo protagonismo de "suas meninas e meninos da Pedagogia". Durante a execução deste projeto, ela acompanhou o gradativo desenvolvimento profissional de suas futuras pedagogas, e ressalta que "não foi uma trajetória nada fácil". Houve inúmeros obstáculos, além do desafio de mediar as situações de conflito dentro e interáreas, sobretudo, as que ocorreram lá no comecinho do projeto. Obstáculos e desafios que se tornaram irrelevantes quando comparados à parceria estabelecida com os estudantes de Jogos Digitais e seus grandes mestres, a quem ela agradece, Professores Marcos Cárfora e Jarbas Carneiro, além da sempre presente assessoria do corpo técnico administrativo do Centro Universitário Eniac e de seus gurus do Espaço Maker.

Outro ponto importante nesta trajetória que chamou sua atenção foi a oportunidade de trabalhar com o erro, para refletir sobre ele, para resolvê-lo ou, tão somente, fazer dele oportunidade de um novo aprendizado.

Para a Profª. Rosana, a aprendizagem baseada em problemas foi realista e desafiadora.

 

 

  

 

 

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 27 de abril de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação
Tags: , , , .