Centro Universitário Eniac participa de mais uma missão internacional para discutir sobre Educação e Tecnologia

Na semana de 13 a 18 de Agostos de 2017, o pró-reitor do Centro Universitário Eniac, Pedro Guérios, viaja para Washington em missão internacional organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI) da Prefeitura de Guarulhos.

No dia 14 de Agosto Pedro visita a Virginia International University (VIU), em Fairfax, Virginia, instituição já parceria do Centro Universitário Eniac. No encontro discutiu-se alternativas de cooperação acadêmica e estudou-se como facilitar o intercâmbio de alunos entre as instituições. Outro ponto tratado foi a possibilidade de ofertar cursos, tanto presencial como a distância, em cooperação. Em breve teremos mais novidade sobre essa parceria. Enquanto isso, convido você leitor a conhecer o site www.viu.edu.

Em 15 de Agosto foi a vez de conhecer o Center for Innovative Technology (CIT). Com fundo privado, o Centro recebe dinheiro do governo da Virgínia para investir em startups de todo o estado. Além de investir em empresas recém-incubadas, o CIT também oferece treinamentos de empreendedorismo de 14 semanas nos quais muitos dos participantes terminam lançando companhias já com capital do fundo. A visita ao National Space Museum fechou o dia de visitas. 

Na quarta feira, 16 de Agosto, Pedro e os demais missionários visitaram o município de Fairfax, vizinho do aeroporto Dulles e conheceram o Sr Nelson Wang, vice presidente da empresa AMDOCS. O Sr. Wang morou no Brasil e foi muito importante para a instalação do escritório da AMDOCS em São Carlos, SP. Ele contou como uma parceria com a USP - São Carlos, e a prefeitura local fizeram toda a diferença para a empresa escolher São Carlos como cidade base no Brasil - muitas dicas importantes para que Guarulhos e o Eniac possam se inspirar e trazer mais gigantes internacionais para nossa cidade com mão de obra qualificada e incentivos fiscais interessantes. O dia de visitas terminou em um escritório da Microsoft conhecendo quais as ferramentas que eles estão desenvolvendo que irão afetar o mercado educacional, especialmente ensino a distância, com televisores inteligentes que proporcionam possibilidade de colaborar com mais de 200 pessoas ao mesmo tempo em uma grande sala virtual.

Quinta feira, 17 de Agosto, os missionários foram ao Banco Interamericano de desenvolvimento e o Banco Mundial, falar de parcerias público-privadas, e conheceram o grupo responsável pela Connect Americas Uma ferramenta que no Brasil é ligada ao SEBRAE. Convido todos a se cadastrarem nela e descobrirem os negócios que vocês e suas empresas podem fazer por lá. Aproveitem para linkar suas contas a conta do ENIAC, que acaba de sair do forno - rápido né?

No último dia de visitação, os missionários foram ao escritório da Honeywell, empresa diversificada que produz muita coisa pra listar… Muita gente em Guarulhos conhece a Honeywell e os turbos de automóveis produzidos em nossa cidade, mas o portfólio global deles é muito maior do que se pode imaginar. Produzem desde simuladores de voo, e turbinas de jatos a sistemas de segurança para smart homes, coletes a prova de balas, e materiais de construção de última geração. Por último, uma reunião na embaixada do brasil nos Estados Unidos, onde discutiu-se com membros do Itamaraty sobre como o Brasil pode explorar mais áreas de cooperação público-privadas, e como alavancar a academia nesse processo.

Pedro Gúerios afirma que "foi um enorme prazer fazer parte dessa comitiva de deixa aqui seu enorme agradecimento a prefeitura de guarulhos, a SCDTI, o Itamaraty, e todos os empresários que o acompanharam nessa missão que com certeza irá reverberar em Guarulhos por muito tempo".

Por: Simone Vianna

Publicado em: 15 de agosto de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação
Tags: , .