Entre os dias 22 e 23 de março de 2018 a equipe de inovação do Centro Universitário ENIAC participou da quarta edição do Fórum STHEM Brasil. Formado por 50 Instituições de Ensino Superior, o consórcio reúne cerca de 278 docentes e pesquisadores de 14 estados brasileiros, cujo desafio principal é refletir sobre o papel da educação superior e a importância da inovação em relação à qualidade do ensino em nosso país.

O professor Fernando Domingues do Centro Universitário ENIAC abriu o evento em plenária chamandos os educadores presentes a uma reflexão sobre nosso dever de liderar o sistema educacional. Mestre em Gestão Internacional, o prof. Fernando trouxe dados valiosos sobre a inovação no ensino superior, ressaltou a importância de trabalhar a inovação baseada em pessoas e ter um propósito, a longo prazo, visando desenvolver o sistema educacional que queremos para o futuro.

Em seguida foi a vez da professora Verônica Paludo Bressan da IMED falar sobre a transformação da grade curricular do curso de Administração da IES onde leciona, a partir dos objetivos de aprendizagem pretendidos. A profa. Verônica ressaltou a importância do consórcio para que toda a inovação no currículo da IMED ocorresse e destacou ser ainda uma transformação em andamento que deverá render bons frutos em um futuro próximo.

Dando continuidade a sessão de plenárias, a Profa. Carine Raquel Backes Dörr da FACCAT discorreu sobre a Criação de um Software para acompanhamento dos impactos no uso de metodologia ativas de aprendizagem. Bastante interessante e inovador, inspirou os participantes a compartilhar seus resultados e analisá-los com vistas à produção científico-acadêmica.

Para fechar esta sessão ouvimos a Profa. Katia Coelho da UNICESUMAR falar sobre sua experiência com ensino híbrido, um projeto também em fase inicial de implantação, que certamente trará resultados significativos para essa IES.

Finalizando o primeiro dia desta edição do Fórum, o prof. Leo Burd do MIT abrilhantou a noite com uma inspiradora palestra sobre Aprendizagem Criativa. Pesquisador do MIT Media Lab e dirigente do Programa de Aprendizagem Criativa Lemann seu foco de estudos está no design de tecnologias para aprendizagem criativa e capacitação social que contribui para a melhoria do Ensino Público no Brasil. Prof. Leo falou sobre inovações com o desenvolvimento de tecnologias digitais, mas destacou que ela não é essencial para que a aprendizagem seja criativa. Ressaltou a importância de docentes engajados em inovar e fazer a diferença frente aos desafios que nossa sociedade enfrenta atualmente.

Durante todo este primeiro dia de evento foi possível também visitar a sessão de banners, onde os pesquisadores do Centro Universitário ENIAC apresentaram seus resultados.

O Fórum STHEM Brasil segue inspirando pesquisadores e docentes a contribuir com a inovação acadêmica para o avanço da educação brasileira.

       

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 23 de março de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação
Tags: , .