Empreendedorismo Juvenil

Com o olhar voltado para o futuro de nossos estudantes, o Ensino Médio Técnico do Colégio Eniac inova mais uma vez ao aproximar esses jovens do empreendedorismo", estimulando-os a planejar o próprio futuro.

Por meio das Oficinas de Empreendedorismo Juvenil, ministradas pelo Prof. Victor Gabriel, os alunos do curso Médio Técnico em Administração discutem a importância de uma educação empreendedora, idealizam potenciais oportunidades de desenvolvimento profissional; exploram opções de carreiras; refletem sobre interesses e habilidades pessoais e começam a entender como as escolhas do agora tem papel fundamental no futuro.

A escola de hoje tem passado por profundas transformações sociais e, com isso, enfrentado grandes desafios, como a dificuldade no gerenciamento das relações interpessoais e no desenvolvimento de seus programas de ensino. De olho no mundo do trabalho e atento às demandas decorrentes dessas transformações, o prof. Victor Gabriel desenvolve, junto com seus estudantes, atividades didáticas que dialogam diretamente com o Escritório de Projetos do ENIAC, um escritório recém criado (em 2017) mas, que tem como missão, nada menos do que “implantar a cultura de projetos dentro do Eniac, tanto no âmbito administrativo quanto acadêmico”, explica Ingrid Klein, Gestora do Escritório.

Para ela, “o diálogo desses estudantes com o Escritório de Projetos do ENIAC, os aproxima da realidade pragmática, da ‘mão na massa’ que é requerida de um verdadeiro empreendedor”. De modo mais específico, “os orienta a definir os verdadeiros objetivos, justificativas e benefícios de suas propostas, um tripê importante que constitui o porquê de um projeto”. Acrescenta, ainda, que o resultado tangível que atende a este porquê é, necessariamente, um produto (serviço ou resultado exclusivo) bem definido com requisitos e restrições específicas que os futuros empreendedores (nesse caso, os estudantes) deverão saber atender para o sucesso de suas empreitadas.

A princípio, parece que são termos muito técnicos, não é mesmo? Pois é, mas são próprios da gestão de qualquer projeto e aqui no Eniac, já fazem parte do vocabulário dos estudantes que participam dessa ação de aprendizagem que une (assim tão de pertinho) o acadêmico com a vida profissional.

É o Colégio ENIAC preparando seu aluno para ser o profissional de amanhã.

Por: Simone Vianna

Publicado em: 22 de agosto de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Gestão, Inovação
Tags: , , , , .