Projeto de Aprendizagem Ativa implantado com sucesso perpetua no Colégio Eniac

Aprender para Empreender! Isso mesmo ... o projeto acadêmico conduzido pela Equipe de Inovação Acadêmica do Eniac, em parceria com o SEBRAE e implantado no 1º semestre de 2017 foi um sucesso. De acordo com a Profa. Neide Oliveira, Gestora do Colégio Eniac, "por meio desse projeto, os alunos, matriculados do 1º ao 5º ano, trabalharam um série de conceitos fundamentais para o processo de formação". Dentre eles: Alimentação Saudável; Preservação Ambiental; Economia Doméstica; Educação Financeira e, ainda, Os negócios de hoje e do futuro.

A Profa. Andressa Ruiz Barbosa, atual Coordenadora do Ensino Infantil e Fundamental do Colégio Eniac é quem garante a continuidade do trabalho realizado. Para ela, trabalhar com o empreendedorismo desde os primeiros anos escolares significa "preparar os alunos para os desafios da vida adulta". Em sintonia com as propostas de trabalho pedagógico de seu quadro docente, a Profa. Andressa planejou e incorporou o conteúdo do Curso JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos na rotina pedagógica de seus estudantes.

Agora, as crianças do 1º e 2º anos estão responsáveis pelo Projeto Letramento Digital. Sim, é fase de alfabetização e a equipe de professores, juntamente com a Profa. Andressa entendem que já é possível incluir ações que envolvam o processo de alfabetização com as atuais ferramentas de informação e comunicação digitais. O projeto envolve a criação de um livro de receitas saudáveis.

E para ajudar na contextualização do Projeto de Letramento Digital, os alunos do 1º e 2º anos, junto com a galerinha do Ensino Infantil, são também responsáveis pela manutenção da Horta Vertical do Eniac, espaço criado pelas estudantes de Pedagogia dessa mesma instituição escolar e de onde as crianças vão poder plantar, cultivar e colher ervas e temperos naturais para o preparo de alimentos saudáveis e comercializáveis. E a integração não para por ai. Existe até um um aplicativo, o Horta Feliz, criado em parceria com os estudantes da FatecSP e cuja temática ajuda a conscientizá-los acerca da necessidade de preservação do meio ambiente e da prática da alimentação saudável.

Os matriculados no 3º ano participam do Projeto Cofrinho Solidário, uma mistura de educação financeira com responsabilidade social. A ideia é que nossos pequenos aprendam a poupar e arrecadar recursos para ajudar o próximo.

Sensibilidade a flor da pela no projeto dos alunos do 4º ano que vão oferecer, nada mais, nada menos, do que um serviço de Locação de Poesias. Os consumidores serão os próprios colaboradores do Eniac. Você colaborador, que está lendo este post, pode contratar o serviço de nossos pequenos poetas e levar alegria aos seus colegas de trabalho. Um parabéns para você, um poema para as secretárias, enfim, uma série de opões compõem o cardápio desse pequeno e sensível negócio.

Para fechar as ações no Ensino Fundamental I, existe ainda o delicioso Projeto dos alunos do 5º ano: O sabor da Matemática. A ideia é mostrar que aprender matemática pode ser divertido e gostoso. Nossos pequenos vão mergulhar no universo da culinária e preparar deliciosos quitutes que serão comercializados dentro do próprio Colégio Eniac. 

E os trabalhos envolvendo o empreendedorismo infantil não param por aí. Extrapolam o Ensino Fundamental I e adentram no CCI, Jardim I e II. A turminha do CCI e Jardim I atua no Projeto As cores do mundo e o mundo das cores, onde a ideia é discutir sobre o mundo e senti-lo, de forma lúdica, por meio das cores, dos sons e do tato.

O Jardim II, por sua vez, protagoniza o Projeto Pequenos Cientistas, uma iniciativa que aproveita a curiosidade natural das crianças para fazê-los sair do senso comum e caminhar para o científico. As ações do CCI ao Jardim II trabalham com o conceito de que empreender não significa somente a criação de um negócio próprio, mas, principalmente, a atitude de inovar, de se envolver e se dedicar para transformar ideias em realidades.

Isso tudo, porque empreender significa empreender para a vida!

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 15 de agosto de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação
Tags: , , .