“Dá até um calorzinho no coração”!

Essa foi a expressão de Ana Caldeiras (a nossa Aninha), ao nos relatar o resultado de uma ação empreendida pelo Eniac e que conseguiu coletar a quantidade necessária de lacres de latinhas de refrigerante para “trocar” por uma cadeira de rodas que foi doada para o Pensionato São Francisco de Assis.

Nesta ação, todos colaboraram: alunos, professores, colaboradores, familiares e comerciantes parceiros e da região. Mas, “a empreitada começou de forma tímida”, Ana Claudia nos conta ...

Lá em 2016, a Profª Maria Helena, trouxe sua experiência com o tema para a aula de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental e a compartilhou com o então colega de trabalho, Prof. Paulo Procópio. Juntos, eles iniciaram um projeto de coleta com suas turmas de alunos. Uma coleta, neste comecinho, restrita a poucas salas de aula.

A Equipe de Inovação Pedagógica do Eniac  tomou conhecimento dessa iniciativa e estabeleceu parceria com o Setor de Suporte e Infraestrutura do Eniac e com a Equipe de Marketing do Eniac.

A partir daí, todos trabalharam para montar postos de coleta que foram distribuídos por diversos pontos dos prédios de nossa instituição e também no comércio circunvizinho.

No 1º semestre de 2017, a Profª Neide Oliveira, gestora do Colégio Eniac, decidiu envolver o Ensino Médio nessa ação social, o que alavancou a arrecadação. “A coleta de lacres passou a valer pontos na tradicional Ginkeniac e os alunos foram à loucura”, comenta Ana Caldeiras.

A Profª Simone Vianna, Assessora de Inovação Pedagógica do Eniac afirma  que "boas ações em prol da comunidade sempre aquecem nossos corações e a aprendizagem de nossos estudantes. Projeto solidário é o que não falta nossos currículos do Eniac. O Colégio e Centro Universitário Eniac sempre foram muito engajados em questões sociais".

E você, também sentiu um calorzinho no coração?

 

Entrega da Cadeira de Rodas ao Pensionato São Francisco de Assis

 

 

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 12 de junho de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação
Tags: , .