Nossa sociedade atual testemunhou o nascimento da internet e com ela o surgimento de uma conexão do mundo inteiro, através da informação. Nos anos 90,vivemos uma revolução na informática, com destaque para o uso de recursos multimídias, da internet e a consagração da educação a distância.  A internet mostra-se atual na educação desde seu surgimento e em todos os níveis e modalidades de ensino. Seu propósito na educação pode ser imensurável; como dispositivo de comunicação para a promoção de projetos, para transmitir conteúdos, com auxílio de pesquisas e ao crescimento e evolução profissional dos educadores.

A modernização tecnológica invadiu o espaço escolar. Entretanto, é preciso ressaltar que é de competência da escola formar profissionais capacitados para trabalhar com as novas tecnologias da comunicação e informação, e viabilizar o uso das mesmas, favorecendo métodos de ensino e aprendizagem que contemplem a implantação destas tecnologias no âmbito educacional.

Os educadores devem introduzir as tecnologias as suas atividades do cotidiano, visando favorecer a aquisição de conhecimento necessário á atuação na sociedade nos dias de hoje.

Ao integrar mídias digitais, som e imagem torna-se o ambiente escolar dinâmico e conectado a realidade em que vivem nossos estudantes.

Pesando nisso, o professor deve estar preparado para o uso das novas tecnologias na educação e ensino e, somente através delas logrará realizar o seu trabalho prático com dinâmicas e desenvolverá técnicas de ensino, compreendendo que esta mudança é parte importante de seu atual desafio profissional.

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 15 de Maio de 2018

Categorias: Educação, Empregabilidade, Inovação, Mês do Trabalho, Tecnologia da Informação
Tags: , , , .