Momento de reinventar a Gestão Estratégica de Escolas Privadas

A 3a. edição do Congresso de Gestão Estratégica nas Escolas Privadas - EDUCO BRASIL 2018 aconteceu entre os dias 26 e 27 de abril e iniciou com uma provocação aos diretores e mantenedores das instituições participantes: 

Se eu profissionalizar demais os meus processos, corro o risco de  “mercantilizar o ensino?”

Esse  e tantos outros questionamentos foram feitos durante o evento cujo objetivo foi reunir diretores e mantenedores do ensino básico privado para apresentações, debates, oficinas e, acima de tudo, discutir como ferramentas tradicionais de gestão estão inovando a gestão educacional.

Houveram painéis de debates compostos por membros do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Nacional de Educação com o propósito de tirar algumas dúvidas sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Na sequência desse debate, tivemos uma exposição interativa sobre a reforma trabalhista e a alteração de pontos significativos para a contratação escolar. Se por um lado, a lei permite uma flexibilização na contratação de professores por um período de um ou dois meses, torna-se necessário pensar estratégias para a retenção de talentos, visto que os melhores docentes poderão migrar para outras instituições. Nesse sentido, um novo desafio à gestão educacional será trabalhar a sua marca empregadora (employer branding) para atrair e reter os melhores profissionais do mercado de trabalho.

Percebo que aqui no Eniac, já existe a cultura de atrair e reter talentos, quer seja na área acadêmica ou administrativa, temos vários colaboradores que estão na instituição há mais de 10 anos. Além disso, "contamos com, aproximadamente, 50% de ex-alunos alocados em vários departamentos", ressalta Marcelo Fattore (Diretor do Centro de Serviços Compartilhados).

Também já faz parte de nossa cultura o compartilhamento de nossas experiências usando a hashtag  #orgulhodesereniac. Estou certa de que esse 'orgulho' tem um link na maneira integrada que trabalhamos e que reflete nos serviços educacionais oferecidos.

Para finalizar os dois dias de congresso, foram abordados temas como a escola e o RH Profissional  e como a gestão por processos pode revolucionar a gestão escolar e promover um ensino de excelência. Nas explanações dos painelistas, foi consenso dizer que é chegada a hora de utilizar práticas consagradas de mercado aplicadas à gestão educacional, como por exemplo: gestão por competências, avaliação de desempenho 360º e a gestão por processos (BPM).

Na escola Builders Educação Bilingue, por exemplo, a avaliação de desempenho 360º foi construída com os seus colaboradores e todos os gestores participam de treinamentos para aprender a avaliar, fornecer  feedbacks  e  propor treinamentos.

Falou-se muito, também, sobre a importância de inovar a gestão escolar em todos os seus departamentos utilizando-se de práticas consagradas de mercado como: Gestão por competências, Feedback e clima organizacional e a construção do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) nas áreas acadêmicas e administrativas.

Nesse sentido, o RH profissional terá que se reinventar para inovar , acompanhar as mudanças pedagógicas e apropriar-se de práticas de gestão como BSC (Balanced Scorecard), reengenharia de processos, ciclo PDCA, Kaizen, Lean Thinking e tantos outros que acompanham a 4ª Revolução industrial ou Revolução 4.0.

Um outro desafio do RH 4.0  será preparar gestores, não apenas para entender o “mundo dos negócios”, mas também para promover engajamento numa perspectiva de gestão financeira enxuta, caso esse da Gestão OBZ (Orçamento Base Zero).

Isto nos faz refletir sobre o posicionamento de departamentos tão tradicionais como  os de RH, Financeiro, Contabilidade etc., que começam a dialogar com a área de inovação, o que não é nenhuma novidade para o ENIAC, onde todos os departamentos já seguem de braços dados com a inovação. Não é a toa que somos reconhecidos como referência em inovação, não é mesmo?

O ENIAC está sempre na vanguarda do ensino, trazendo o que há de melhor para seus alunos, seus colaboradores e para nossa comunidade.

Nanci Horacio

Por: Nanci Horacio

Publicado em: 4 de Maio de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Gestão, Inovação
Tags: , , , , .