Empreendedorismo Social, uma "lição que se aprende"

Como parte da Inovaac, primeira Feira do Empreendedor do Eniac, que aconteceu no dia 04/05/17, o Prof. Victor Gabriel e os alunos do 3° ano do curso médio integrado em Administração promoveram a campanha  Adote um Idoso, cujo objetivo era arrecadar material de higiene e cuidados pessoais para posterior doação.

Aproximadamente, 20 dias após a feira, em 27/05/17, em visita ao Recanto dos Idosos, localizado na Vila Carmela I, Guarulhos-SP, esses jovens tiveram a oportunidade de entregar os frutos desta campanha, conhecer os idosos e desenvolver uma série de atividades colaborativas junto ao lar e com as pessoas que lá residem. Entre estas atividades, destacaram-se consertos e melhorias realizadas pelos próprios alunos (pintura, pequenos reparos e jardinagem), além de cuidados e atenção ao bem-estar e a beleza dos idosos.

Este empreendimento social atingiu nossos alunos, que ficaram encantados com a oportunidade de ajudar e principalmente, com todo o agradecimento e retorno que obtiveram dos atendidos. Alguns deles apresentaram depoimentos emocionantes. Confira abaixo!

Milena Silva Santos, aluna do 3° ano do Ensino Médio Técnico em Administração, expressou toda sua gratidão descrevendo o dia que passou no Recanto dos Idosos, como repleto de emoções, solidariedade e muitos sentimentos. Ela relata que, através de abraços e apertos de mãos ganhou muitos sorrisos e histórias, lições que levará para a vida. “Esse projeto sem dúvidas foi o mais difícil, e eu quero agradecer muito ao prof. Victor que nos mostrou que temos capacidade de ir muito mais além que um slide.”

Letícia Lira Vasconcelos, aluna do 3° ano do Ensino Médio Técnico em Administração, agradece ao Professor Victor Gabriel pelo aprendizado e arremata: “isso sim foi um aprendizado e tanto, porque eu mesma aprendi muito e quero fazer trabalhos assim. Pode contar comigo, esse aprendizado eu vou levar comigo para o resto da vida.

E não para por aí! Dias depois, Kaic Leiva Marco, aluno do 1° ano do Ensino Médio Técnico em Administração, assistia ao Programa Estrelas Solidárias da Globo, quando identificou que a ação que o programa realizada era similar à vivenciada no Recanto dos Idosos.  Kaic escreveu ao Prof. Victor Gabriel, "peguei o programa pela metade" [...] "me emocionei" [...] "lembrei do dia que a gente foi e queria agradecer mais uma vez a você, por ter proporcionado aquele dia".

É a arte de aprender e empreender, que inspira e motiva nossos alunos como àqueles que fazem a diferença na vida das pessoas de seu entorno.

 

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 27 de Maio de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Inovação
Tags: , .