Parece um caminho lógico, não é: jardim de infância, escola e faculdade. Mas o terceiro ano do Ensino Médio chegou e você não está muito certo sobre essa história de faculdade, graduação, vestibular e escolher uma profissão para a vida toda. Afinal de contas, o que é essa tal de graduação? Porque é importante passar por uma?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

Este tipo de formação qualifica e aumenta as chances para entrar no mercado de trabalho, mas é apenas a primeira fase do chamado Ensino Superior. Ainda segundo o MEC, uma graduação confere diploma aos formandos nas seguintes formas:

  • Bacharelado
  • Licenciatura
  • Tecnólogo

1. As diferenças entre tipos de graduação

Antes de decidir qual curso de graduação se encaixa melhor com o que você espera da vida profissional, é importante entender como é cada tipo de curso de graduação. Entenda o que cada um desses cursos pode oferecer.

  • Bacharelado: é o tipo de graduação mais tradicional e abrangente. Além da forte formação teórica, prepara o aluno para atuar em diversas áreas da profissão escolhida. Para receber um diploma de bacharel são necessários de quatro a cinco anos de estudos. Cursos muito procurados como engenharias e direito são bacharelados.
  • Licenciatura: é o tipo de curso voltado para a formação de professores. Ou seja, todo profissional licenciado pode exercer o cargo de professor, desde que seja ligado à sua área específica. Quem faz esse tipo de graduação pode começar a lecionar para alunos a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. E, dependendo das especializações, ainda pode dar aulas em mestrados e doutorados. A formação dura cerca de três anos.
  • Tecnólogos: este tipo de curso superior, também conhecido como graduação tecnológica, visa a experiência concreta do aluno, por meio de aulas práticas que enfatizem aspectos técnicos e administrativos da carreira. Esse tipo de curso possui uma carga horária inferior aos outros, ou seja, os profissionais se formam em dois ou três anos.

2. Como escolher uma graduação

Agora que você já sabe o que é uma graduação e que tipos existem, ficou mais fácil decidir qual curso fazer. Bom, um pouquinho. Escolher um curso superior não é tarefa fácil, ainda mais quando se é tão jovem.

O que especialistas em carreira sugerem é começar entendendo a si mesmo. Analise o que você espera para o futuro, quais habilidades você tem, que coisas te fazem feliz, que tipo de atividade você gosta de fazer, o que gosta de estudar. Então, procure carreiras que se relacionem com esses gostos pessoais e busque informações sobre elas.

Vale pesquisar muito na internet, assistir vídeos de especialistas, profissionais que são referências em suas áreas, ler sobre tendências de mercado e sobre o futuro do trabalho em si. Aprofunde-se nos cursos de graduação que te interessarem, procurando relatos sobre ele em vídeos ou em sites como LinkedIn, Love Mondays ou Glassdoor.

Se conseguir, converse com quem já trabalha em algo que te interessa como carreira. Outra opção é buscar e visitar alguma universidade que ofereça a graduação na qual você está interessado, tentando participar de atividades e quem sabe assistir algumas aulas. Algumas universidades organizam dias especiais para receber estudantes e explicar sobre os próprios cursos.

O que não vale é basear sua decisão sobre a faculdade que você vai cursar só nas projeções salariais, no que seus amigos vão fazer ou no que seus pais acham que é melhor. Respire fundo e pense bem antes de decidir. Pare por um tempo depois do Ensino Médio se não se sentir confortável em escolher.

Lembre-se que sim, graduação melhora sua chance de entrar no mercado de trabalho, mas isso não significa decidir só para seguir a manada ou fazer o que as outras pessoas esperam que você faça. Pare pelo tempo que precisar e só então decida que faculdade vai cursar.

3. Motivos para fazer uma graduação

Mesmo que você não seja obrigado a escolher uma graduação ou fazer uma faculdade, aqui vão alguns motivos para te fazer pensar nessa possibilidade.

4. Crescimento pessoal:

Passar por uma graduação vai ampliar a sua visão de mundo. O acesso a conteúdo curado por professores qualificados, novos livros e colegas de classe podem mudar o jeito que você enxerga a realidade e te fazer compreender as coisas de um jeito novo.

5. Investimento:

Pode parecer clichê, mas educação sempre é um bom investimento. A formação obtida será útil para exercer a profissão, para continuar no mundo acadêmico e ainda pode despertar outras aptidões.

6. Carreira sólida:

Os conhecimentos específicos da área que você escolheu são a porta de entrada para a construção de uma carreira. O que se aprende na graduação te capacita para a prática de um ofício e de dá conhecimento de ponta – e, o mais importante, a chave de acesso para este conhecimento – sobre o seu futuro mercado de atuação.

7. Rendimento financeiro:

Sim, passar por uma graduação é literalmente um investimento. No Brasil, quem tem diploma universitário ganha mais do que o dobro do que alunos que pararam de estudar no Ensino Médio. Então, um diploma equivale a mais chances de evoluir profissional e financeiramente.

8. Networking:

Por falar em chances de emprego, fazer faculdade aumenta a rede de contatos. Afinal, o colega de sala pode ser seu futuro sócio, o professor pode inseri-lo no mundo das pesquisas ou apresentá-lo a outros profissionais. O acesso a determinados públicos é maior para quem tem ensino superior. Além do lado profissional, amizades para a vida inteira podem começar na faculdade.

9. Empreender com conhecimento:

Uma graduação pode te dar conhecimento específico e contatos para que você comece o seu próprio negócio. O curso superior pode ser o seu diferencial entre ser um bom ou um ótimo administrador.

10. Apostar em concurso:

Há quem prefira apostar em concursos e se preparam para isso, e as vagas que exigem curso superior são, em geral, as que remuneram melhor.

Ficou mais claro para você que é uma graduação? O Blog do Eniac é um portal 100% confiável, feito por especialistas e com foco exclusivo em te ajudar a saber mais, adquirir conhecimento e melhorar na vida pessoal, acadêmica e profissional. Se você quiser se informar com qualidade e segurança, basta se inscrever para receber a newsletter da nossa página.

E para te ajudar a abrir a mente e pensar fora da caixinha, que tal um e-book que te ajude a alcançar sucesso profissional dentro da administração? Você sabia que essas práticas podem começar dentro da própria faculdade?