Imagine poder cuidar das pessoas quando elas mais precisam de apoio profissional. Mais que isso: j√° pensou ajud√°-las a se recuperarem e restabelecerem muitas fun√ß√Ķes? Pois saiba que essas s√£o apenas algumas responsabilidades do fisioterapeuta.

Ao ser um profissional dessa área, você vai ter a chance de cuidar dos pacientes de diversas maneiras. Para isso, usará os conhecimentos sobre a atuação do corpo humano e técnicas de reabilitação. Além de tudo, é uma profissão repleta de possibilidades após concluir o curso superior.

Então, que tal descobrir como é o dia a dia de um fisioterapeuta? Venha conhecer essa profissão e saiba o que ela tem a oferecer!

O que faz um fisioterapeuta?

Se voc√™ decidir se formar em Fisioterapia, nunca ter√° um dia como o outro. Cada paciente tem necessidades √ļnicas e, por isso, a forma de agir variam para cada situa√ß√£o ‚ÄĒ e, √© claro, do seu ramo de atividade. No entanto, algumas a√ß√Ķes s√£o comuns entre todos os profissionais.

Quem atua nessa √°rea tem a importante fun√ß√£o de tratar ou prevenir les√Ķes e demais problemas f√≠sicos. Essas situa√ß√Ķes podem ocorrer por diversos motivos: condi√ß√Ķes cong√™nitas, quadros de sa√ļde, acidentes, h√°bitos ruins e assim por diante.

Portanto, sua miss√£o ser√° restabelecer e manter o funcionamento normal dos tecidos e estruturas do corpo, como articula√ß√Ķes e m√ļsculos. Entre os locais de atua√ß√£o, √© poss√≠vel trabalhar como fisioterapeuta em cl√≠nicas, hospitais ou mesmo em um consult√≥rio pr√≥prio.

Quais s√£o as √°reas de trabalho?

Ap√≥s se formar no curso de Fisioterapia, voc√™ ter√° a chance de se envolver com diversas especialidades. Cada ramo tem caracter√≠sticas especiais sobre o p√ļblico, os problemas e as t√©cnicas. Com isso, pode desenvolver suas habilidades ao entrar no mercado de trabalho.

Na sequência, veja quais são as principais áreas e descubra como pode atuar um fisioterapeuta!

Fisioterapia traumato-ortopédica funcional

Sabe quando alguém sofre um acidente e fica um tempo sem andar? Ou quando alguém tem desvios na coluna causados pela má postura? Esses são apenas alguns casos tratados pela fisioterapia traumato-ortopédica funcional.

Ao trabalhar nessa √°rea, voc√™ vai desenvolver t√©cnicas para corrigir os problemas diversos e devolver a funcionalidade, total ou parcialmente. Tamb√©m poder√° atuar na preven√ß√£o, como para evitar novas contus√Ķes e luxa√ß√Ķes. Com um p√ļblico amplo, √© poss√≠vel atender desde crian√ßas a idosos ap√≥s a gradua√ß√£o.

Fisioterapia do trabalho

Embora tenha alguns pontos da op√ß√£o anterior, a fisioterapia do trabalho √© ainda mais especializada. Nessa posi√ß√£o, voc√™ vai ajudar a prevenir les√Ķes e at√© afastamentos causados pela atua√ß√£o laboral. √Č o caso de quem passa muito tempo sentado ou com tarefas repetitivas. Com as t√©cnicas certas, h√° como evitar os principais quadros.

Al√©m disso, como fisioterapeuta do trabalho tamb√©m ser√° sua fun√ß√£o auxiliar a recupera√ß√£o de profissionais que j√° apresentam problemas. Com isso, seu papel ser√° essencial para reduzir afastamentos e indeniza√ß√Ķes trabalhistas.

Fisioterapeuta - mercado

Fisioterapia esportiva

Curte o mundo dos esportes? Ent√£o, h√° a oportunidade de ser um fisioterapeuta da √°rea. Sua principal miss√£o ser√° ajudar atletas a desenvolver o m√°ximo potencial f√≠sico, com menos riscos de ocorrerem les√Ķes.

Caso elas sejam inevit√°veis, ser√° sua fun√ß√£o executar as t√©cnicas certas para a melhor recupera√ß√£o. A a√ß√£o do fisioterapeuta esportivo √© de grande relev√Ęncia na vida de um atleta e no seu desempenho.

Após um acidente ou uma operação, por exemplo, é a recuperação que vai definir qual será o seu futuro na modalidade. Por isso, trata-se de um profissional cada vez mais procurado.

Fisioterapia respiratória

Voc√™ sabia que a fisioterapia n√£o cuida apenas de joelhos, ombros ou bra√ßos? Ela tamb√©m √© √ļtil para melhorar a respira√ß√£o, j√° que essa atividade est√° ligada ao funcionamento dos m√ļsculos. Por isso, √© poss√≠vel trabalhar como fisioterapeuta respirat√≥rio.

Nessa especialidade, poderá atender crianças, adultos e idosos que, normalmente, têm algum problema respiratório. Pessoas que passaram muito tempo entubadas ou que tiveram algum trauma também passam por essa terapia.

Tudo é feito com o uso de técnicas e exercícios, além de incluir a utilização de equipamentos de sopro e força. Com a sua orientação, as pessoas poderão restabelecer essa capacidade vital!

Fisioterapia neurofuncional

Quando o sistema nervoso sofre algum dano, por doen√ßa, acidente ou caso agudo, muitos movimentos s√£o afetados. Para reverter as sequelas, evitar certas condi√ß√Ķes ou mesmo aumentar a qualidade de vida √© que existe a fisioterapia neurofuncional.

Nessa especialidade, seu objetivo será ajudar pacientes com algum comprometimento neurofuncional por meio das terapias certas. O processo inclui diversas atividades de fortalecimento, adaptação e aprendizado, por exemplo. Além disso, você será o responsável por definir o momento de alta.

Fisioterapia domiciliar

Pacientes acamados, com dificuldades de locomo√ß√£o ou em condi√ß√Ķes espec√≠ficas precisam de fisioterapia em casa. Ao ser um fisioterapeuta domiciliar, √© poss√≠vel realizar atividades de home care cont√≠nuo ou em momentos pontuais.

Dependendo de cada paciente, será preciso utilizar certos equipamentos e executar movimentos de fortalecimento e ativação. Inclusive, é uma ótima maneira de integrar o paciente ao ambiente em que vive e de melhorar a sua qualidade de vida.

Fisioterapia em sa√ļde feminina

A sa√ļde da mulher tem algumas necessidades espec√≠ficas, como para o momento do parto. Ap√≥s essa fase e tamb√©m na menopausa, podem ocorrer dificuldades com o assoalho p√©lvico, o que leva √† incontin√™ncia urin√°ria. Al√©m disso, outros problemas envolvem horm√īnios e quest√Ķes √≠ntimas. A boa not√≠cia √© que a fisioterapia pode ajudar.

Como fisioterapeuta da sa√ļde feminina, ser√° sua fun√ß√£o indicar os tratamentos certos para prevenir ou corrigir problemas. A gin√°stica p√©lvica, por exemplo, pode incluir sensores e biofeedback para avaliar o fortalecimento do m√ļsculo. O uso de t√©cnicas de postura, por outro lado, alivia o peso da barriga para as gr√°vidas.

Como as mulheres são mais de metade da população mundial, nunca ocorre a falta de pacientes!

Fisioterapia do sono

Por trabalhar bastante com os movimentos, é comum achar que o fisioterapeuta só tem a ver com a vida dos pacientes despertos. No entanto, uma das áreas envolve a fisioterapia do sono. Não é demais?

A especialidade inclui o desenvolvimento de t√©cnicas para relaxar os m√ļsculos, aliviar dores e tratar a ins√īnia, por exemplo. Quem sofre com a apneia obstrutiva pode fazer exerc√≠cios para evitar essas interrup√ß√Ķes da respira√ß√£o e, assim, dormir melhor. Como consequ√™ncia, os pacientes t√™m uma vida muito mais saud√°vel.

Como fisioterapeuta, você terá a chance de atuar em diversas áreas, de acordo com os seus interesses. Em comum, todas oferecem o cuidado especial com os pacientes e a garantia de satisfação da sua parte!

Depois de escolher um segmento, é preciso caprichar na atuação, certo? Para mandar bem, baixe nosso material gratuito e saiba como ser o melhor profissional do mercado!