Algumas decisões podem mudar o nosso futuro e, por isso, devem ser planejadas com bastante cuidado. Entre elas, está o dilema: será que é melhor fazer faculdade ou trabalhar?

De um lado, há quem diga que mergulhar no mercado de trabalho é a oportunidade ideal. Mas será que é isso mesmo? Ou há uma alternativa para ter sucesso em sua vida profissional?

Para tirar a dúvida, veja se a melhor opção para você é fazer faculdade ou trabalhar!

Vale a pena trabalhar logo após concluir o Ensino Médio?

Após o último dia na escola, muita gente já começa a se planejar para mandar currículos e conseguir um emprego. Antes de tomar a decisão, vale a pena pensar nas vantagens e desvantagens para não se precipitar. Bateu a curiosidade? Então, veja os fatores principais!

Os pontos positivos…

Um dos benefícios de trabalhar logo após se formar tem a ver com a renda. Com o salário, você deixa de ser dependente dos pais e pode até ajudar com o orçamento da casa. Isso traz uma sensação de independência e de crescimento.

Também é uma ótima maneira de adquirir prática e desenvolver algumas habilidades. Ao estar no mercado de trabalho, aprenderá o valor da disciplina e terá mais responsabilidades.

… e o outro lado

Porém, trabalhar logo após os estudos não tem apenas pontos positivos. Na verdade, é uma opção que traz muitas desvantagens e a principal tem a ver com a remuneração. Quanto mais cedo entrar no mercado de trabalho, menos qualificação terá e, com isso, menores serão seus ganhos.

A ajuda em casa, que parecia ótima, pode se tornar insuficiente com o tempo. Sem perspectivas de crescimento, seu desenvolvimento profissional fica comprometido.

Além disso, você deixa de ter uma experiência importante: a que permite explorar e aprofundar seus talentos. Muitos, inclusive, só surgem quando a gente estuda. Ao interromper sua formação, isso é deixado de lado.

Fazer faculdade - diploma

Por que fazer faculdade vai impactar sua vida profissional?

Antes de duvidar que a educação é o caminho, saiba que fazer uma graduação pode mudar a sua carreira e toda sua vida. Com essa decisão, todo o seu futuro pode se tornar melhor. Quer ver como acontece? Confira!

Maior capacitação

Somente ao fazer faculdade você aprende tudo sobre uma profissão, de maneira aprofundada. Portanto, é a decisão que garante que tenha a capacitação necessária para mandar bem no mercado de trabalho.

Melhores oportunidades de emprego

Com um curso superior no currículo, você conseguirá se candidatar a vagas melhores. Isso permite ganhar salários maiores, além de se ter mais oportunidades de crescimento. Se quiser ter sucesso profissional, esse é o caminho.

Preparação para o mercado

Mesmo quando a sua intenção é abrir o próprio negócio, a faculdade pode ajudar. Com as experiências, os conhecimentos e os contatos desse ambiente, empreender será menos complicado e terá mais chances de dar certo.

Diversas possibilidades de pagamento

Se as mensalidades forem a sua preocupação, saiba que há muitos métodos para quitar os valores. Você pode recorrer a programas de bolsas de estudos, financiamentos, bolsas de pesquisa e tutoria e assim por diante. Inclusive, a decisão não precisa comprometer o orçamento da família.

Oportunidade de conciliar com um emprego

Ao selecionar a universidade certa, não é necessário escolher apenas uma atividade. É possível conciliar estudos e trabalho, o que evita complicações nas finanças. Além disso, com o diploma em mãos, você pode subir na empresa atual.

Entre fazer faculdade e trabalhar, vale a pena pensar na capacitação como uma chance de ter mais oportunidades. Mesmo assim, não é preciso abrir mão do emprego, já que é possível conciliar as duas atividades e aproveitar todo o seu potencial.

E se quiser se destacar na sua área de atuação, baixe o nosso passo a passo gratuito para ser o melhor profissional do mercado!