Você sabe como é a fase de adaptação escolar?

Para muitos pais, o início das aulas marca o ingresso dos filhos na vida escolar e este momento costuma demandar um investimento emocional significativo; não é a toa que denominamos esta fase como “Adaptação”. É um processo absolutamente comum, de mudança e dita o enfrentamento do “novo”, diferente e desconhecido para a criança, e do medo, angústia e ansiedade para os pais.

A proposta com a criança também é de muita verdade. Ela deve ser preparada para o “ir à escola” e cabe explicar os motivos para tal: tempo que ficará na escola, não prometendo o famoso “volto logo para buscar”, importância dos coleguinhas para que a criança saiba que não estará sozinha e a importância da professora, pois ela quem cuidará da criança neste momento distante dos pais. É importante reafirmar sempre o vínculo e o afeto e não gerar falsas expectativas.

O ideal é tentar lidar com o processo da forma mais natural possível, pois a separação é dolorosa tanto para a criança quanto para os pais, mas é necessária e tende a ser superada em pouco tempo. No próximo texto, deixarei algumas dicas para vocês, que poderão ajudar os “pais de primeira viagem” bem como os demais neste processo. Fiquem atentos e desde já, um abraço carinhoso!!!

PROFESSORA: TAIS FERREIRA HONORIO DO NASCIMENTO

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 15 de setembro de 2017

Categorias: Colégio, Faculdade
Tags: , .