PROJETO A3: a aprendizagem em foco

Hoje, 17/Março, tiveram início as oficinas do Projeto A3 (Academia de Aprendizagem Aberta), das alunas do curso de Pedagogia do Centro Universitário Eniac.

O objetivo dessas ações é proporcionar oportunidade de aprendizagem para crianças de 4 a 10 anos, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Neste sábado, foram realizadas duas oficinas: Educação Especial - aprendendo com alegria e Recreação e Alegria, ambas organizadas e conduzidas pelas alunas e sob minha orientação.

A oficina de Educação Especial atendeu crianças com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, utilizando-se de jogos digitais e atividades lúdicas elaboradas pelas futuras pedagogas. Foram momentos especiais e de muito aprendizado, tanto para as crianças, como para as alunas de pedagogia, que puderam vivenciar o cotidiano de uma sala de aula com situações reais.

Já a oficina Recreação e Alegria fez juz ao nome: teve brincadeiras dirigidas e com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças. Jogos, confecção de massinha de modelar, pintura facial e atividades físicas fizeram parte desse dia alegre e que não será facilmente esquecido por todos os envolvidos.

Além disso, as crianças participantes puderam conhecer os jogos elaborados pelos alunos do nosso colégio por meio do Projeto ENIACS, que comandado pelo professor Marcos Cárfora, oferece  aulas  aos alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, com a utilização de softwares que desenvolvem o raciocínio lógico e a criatividade (http://blog.eniac.com.br/colegio/projeto-eniacs-no-ensino-fundamental/)  

A aprendizagem ativa e, mais do nunca, colaborativa, esteve presente em todas as ações planejadas para o dia de hoje, fruto do modelo da própria formação que elas vêm recebendo em sua graduação.

As oficinas são gratuitas, abertas à comunidade em geral e continuarão a acontecer até o dia 12 de maio.

Confira a programação no link: www.eniac.com.br/eventos/ , faça sua inscrição e traga seu filho para participar.

Estamos esperando por vocês!!!

Por Rosana Passos Quitério de Carvalho

Por: Simone Vianna

Publicado em: 17 de março de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação, Notícias, Social
Tags: , .