Tudo o que você precisa saber antes de escolher o curso de graduação em logística

Afinal, o que é logística? Logística é uma palavra de origem grega que faz referência à prática de alojamento, fornecimento e transporte. Está ligada diretamente ao setor administrativo das empresas sendo responsável especificamente pelas atividades de produção e distribuição de mercadorias.

Logística coordena uma série de ações que devem ser feitas para garantir que o produto chegue até o consumidor, isso vale desde a matéria prima, confecção e distribuição do produto, sempre buscando as melhores alternativas levando em conta tempo e o custo. Sendo assim ela é constituída por 4 pilares principais, que são eles:

Abastecimento – essa etapa envolve todas as questões relativas ao abastecimentos de matérias primas e demais recursos necessárias para a produção, de modo que estes cheguem a sua destinação nos melhores horários e na quantidade certa para a demanda.

Distribuição – nesse momento temos todas as ações que vão garantir que a mercadoria chegue ao mercado na hora prevista, gastando o menor tempo possível e ao menor custo.

Produção – aqui as preocupações são todas voltadas para garantir que o processo de produção ocorra da melhor forma possível, com os custos minimizados e a qualidade maximizada.

Logística Reversa – A lógica reversa está intimamente ligada às questões ambientais que vem preocupando a humanidade especialmente a partir da segunda metade do século passado, sendo uma etapa que foi implementada no processo mais recentemente. A logística reversa age de forma contrária ao movimento da logística empresarial aqui descrita, pois essa vai do ponto de consumo final até o ponto da produção, procurando estabelecer os meios mais eficazes para recolher os resíduos deixados pelo produto no consumo, distribuição, produção e abastecimento.

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre o termo logística , vamos falar sobre a graduação, as áreas de atuação deste profissional e como anda o mercado de contratações. Este profissional avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa, buscando economia, rapidez e segurança. Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição, acompanha os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e recebimento de mercadorias e define o meio de transporte e rota a serem adotados. Também faz o cálculo do frete e escolher a embalagem para o produto. Faz o acompanhamento de pedidos e controlar os estoques. Trabalha em centros de distribuição, empresas de encomendas, portos, aeroportos, terminais de carga, transportadoras e em empresas em geral. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.

O CURSO

O curso de Logística capacita os alunos a aprimorarem o desempenho organizacional das empresas, avaliar, projetar e programar sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, de forma econômica, rápida e segura. No decorrer do curso, o aluno cria habilidade para desenvolver na prática novas experiências e lidar com cálculos. Além disso, o aluno aprenderá como gerenciar as redes de distribuição e unidades, fazer os processos de compra, identificar fornecedores, negociar e estabelecer as formas de entregas e ainda determinar o meio de transporte a ser utilizado.

Bacharelado com duração de 4 anos e o tecnólogo com duração de 2 anos. Caso se interesse e queira saber mais detalhes sobre esta graduação aqui em nosso site http://www.eniac.com.br/logistica/ você pode ter ainda mais informações como grades curriculares , unidades disponíveis de nosso curso e horários.

MERCADO DE TRABALHO

Atualmente PAÍS É 55º EM RANKING DE LOGÍSTICA A carreira está em alta, pois uma boa gestão da área de logística pode implicar em aumento de eficiência e redução de custos para as empresas. As áreas de atuação são muitas, como comércio, indústria e agronegócio. Podendo ser contratado para negociar fretes, armazenamento de mercadorias e até para fazer estudos sobre terceirização da logística para aumentar a lucratividade da empresa. O tecnólogo trabalha com transporte de carga e sua roteirização, negociações, análises de mercado, planejamento e importação e exportação. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, são os melhores mercados. O Nordeste acena com boas perspectivas para os próximos anos.Você se interessa pela carreira em Logística? Prefere fazer um curso técnico ou de bacharel? Conte para nós!

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 22 de novembro de 2017

Categorias: Educação, Faculdade, Técnico
Tags: , , .