Guarulhos concentra a sede de cerca de 80% das empresas de transporte e armazenamento do estado de São Paulo. No entanto, mesmo a cidade tendo uma localização privilegiada por ser próxima a capital e com as principais rodovias do estado, o setor ainda sofre com a falta de profissionais qualificados.“O setor está cada vez mais aquecido pela necessidade das novas empresas que estão vindo para cá, até porque todas as empresas de uma forma direta e indireta trabalham com a logística. Porém, acontece o que eu chamo de ‘apagão profissional’ uma vez em que as empresas estão carentes de profissionais qualificados”, afirmou o coordenador do curso de Logística, da Faculdade Eniac, Alexandre Guimarães.

Image

Segundo Guimarães, a logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa e por este motivo a Faculdade Eniac reformulou o curso apresentando novas ferramentas para o próximo semestre.

“Montamos uma nova grade no curso, dividindo os módulos para empreendedorismo; transporte; armazenamento e distribuição; e logística empresarial e gerenciamento. O aluno, após estudar esses módulos estará apto para suprir todas as necessidades do mercado. Essa mudança foi feita baseada na procura das empresas por profissionais altamente qualificados”, ressaltou Guimarães.

Será inaugurado no início do semestre que vem o primeiro Laboratório de WMS de Guarulhos. “Essa tecnologia é muito procurada pelas empresas e poucos profissionais sabem executar e aplicar. O WMS é um sistema de gerenciamento que administra toda e qualquer mercadoria que adentra a empresa até o momento final. Eliminando, assim, toda possibilidade de erro”, ressaltou Guimarães.

Jornal Guarulhos Hoje

Por Rosana Ibanez- Foto: Ivanildo Porto

Por: Eniac

Publicado em: 19 de Abril de 2013

Categorias: Faculdade.