Seminários Integradores: O Curso de Pedagogia em contato com profissionais já atuantes

Entre os dias 9 e 11 de outubro ocorreram as primeiras bancas dos Seminários integradores do curso de Pedagogia do Centro Universitário Eniac. Os estudantes dos dois módulos correntes puderam mostrar o planejamento das atividades que serão desenvolvidas em diversas instituições parceiras e que, certamente, contribuirão com a aprendizagem de todos por meio da articulação entre teoria e prática.

A proposta do projeto do módulo de Espaços escolares e não escolares é colocar os alunos em contato com espaços de educação não formal, para que o profissional de pedagogia possa contribuir com o desenvolvimento, aprendizagem e inclusão social de crianças, jovens e adultos.

Já no módulo de Organização curricular, as alunas planejaram oficinas com crianças da educação infantil e ensino fundamental, tendo como principal eixo o uso da metodologia faça você mesmo (do inglês, do it yourself).

As bancas de avaliação contaram com a participação das professoras Valkíria Bento (professora e gestora de uma escola estadual em Guarulhos), Samanta Rodrigues (professora e psicóloga), Rosana Quitério e Célia Regina Mistro, além da presença especial da orientadora educacional do Colégio Eniac, Paloma Nascimento.

Para Paloma, “é perceptível que a interação entre as alunas e as instruções transmitidas por suas professoras contribuem muito com este projeto. A perspectiva de que as idéias serão aplicadas em situações reais de aula faz com que a aprendizagem seja realmente ativa”.

A participação dos professores dos outros níveis da educação no curso de pedagogia contribui muito com o crescimento de nossos estudantes e futuros professores, pois experiência, maturidade e desejo de aprender compõem uma importante receita de sucesso no caminho da formação de nossos universitários.

Vamos acompanhar um pouco desses momentos e aguardar ansiosos pela finalização desses projetos na segunda banca avaliadora.

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 19 de outubro de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Ensino Médio, Faculdade
Tags: , , , , .