Neste sábado, dia 20/10, foi realizada a oficina de letramento digital na plataforma Scratch, a segunda etapa do Projeto A3 planejada para este semestre.
Para ela, os estudantes de Pedagogia se prepararam por meio de uma formação realizada no mês julho (nas férias), ministrada pelo professor do curso de Tecnologia em Jogos Digitais, Marcos Cárfora.
Nossos futuros pedagogos aceitaram o desafio de organizar uma oficina de programação em jogos para as crianças do 5º ano do ensino fundamental, alunos da E.P.G. Pedro Geraldo Barbosa, e cumpriram essa missão com excelência e profissionalismo admirável.
As crianças aprenderam os primeiros passos da construção de um jogo na plataforma Scratch, que é um programa desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT, experiente no desenvolvimento de ferramentas educativas para crianças na idade escolar) e pelo grupo KIDS da Universidade de Califórnia, Los Angeles.
Scratch é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. Está destinado à criação e promoção de sequências animadas para a aprendizagem de programação de forma simples e eficiente. Oferece uma interface intuitiva e muito fácil de compreender. No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, músicas, criar desenhos, mudar aparência e fazer com que os objetos interatuem. Sua programação é inteiramente visual e recupera o modelo construtivista do Logo e dos E-Toys Squeak.
Os destinatários do Scratch são crianças do ensino fundamental, permitindo a construção de animações e trabalhando também numa abordagem interdisciplinar, ou seja, utilizando conceitos das disciplinas escolares para montar projetos específicos e permitir que as crianças aprendam de forma lúdica e criativa.
E para finalizar com ainda mais diversão, um grupo de alunas mostrou seu talento na pintura facial, fazendo a alegria da garotada!
Orgulho é a palavra que nos define ao perceber a propriedade com que esses estudantes conduziram a oficina e contribuíram com a inclusão digital dessas crianças.

Rosana Quiterio

Por: Rosana Quiterio

Publicado em: 21 de outubro de 2018

Professora do Centro Universitário Eniac e membro da equipe de inovação acadêmica.

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação
Tags: , , .