Conheça as oportunidade profissionais de um Educador Físico.

Quando pensamos em Educação Física, de imediato vem a memória nosso professor, com seu agasalho de ginástica nos colocava para fazer exercícios. Esta imagem está muito aquém da realidade profissional de um Educador Físico.

O mercado de trabalho para estes profissionais é bastante amplo e com uma grande demanda. O curso abrange diversas disciplinas específicas, o que o torna ainda mais interessante.

O profissional de Educação Física promove a saúde e o bem-estar corporal, sendo cada vez mais requisitado graças a preocupação das pessoas com o condicionamento físico e a saúde do corpo.  Por isso o mercado de trabalho para quem se forma nessa área é tão promissor.

O Educador físico pode atuar como professor do ensino fundamental e médiocompor equipes multidisciplinarescoordenar atividades físicas em academias, clubes e empresas.  Há possibilidade também destes profissionais trabalharem em um segmento diferenciado, como personal trainer, estarem ligados ao entretenimento de hóspedes em hotéis/pousadas, navios, spas e promover projetos de inclusão nos esportes para diversas faixas etárias. Por ter esse mercado tão diferenciado, os salários também não seguem um padrão. Porém, vale lembrar que os profissionais que estão localizados em grandes centros, ou mesmo que atuam em um nicho de mercado mais específico tem, em média, uma remuneração maior. Para os profissionais empreendedores, há sempre possibilidade de criar o próprio negócio seja este voltado diretamente a prestação de serviços ligados a educação física.

Ao contrário do que muitos pensam, o aluno que deseja fazer o curso de Educação Física não precisa ter o condicionamento físico de um atleta. No entanto, outras características são essenciais para o desenvolvimento de sua carreira como saber atuar em equipe, seja na coordenação de um time ou mesmo participando ativamente na posição que lhe foi designada. É também fundamental possuir uma boa interação física e didática pois estas são características que destacam um bom profissional.

É muito importante que aqueles que pensam se dedicar à carreira de Educador Físico tenham um perfil dinâmico, capaz de entender as necessidades de cada indivíduo e de atuar com um público diverso e heterogêneo.

O contato com outras pessoas está na base da profissão, o que demanda inteligência emocional, capacidade de sociabilidade, estratégias de comunicação e, também, doses generosas de paciência.

Por fim, a paixão é outro aspecto determinante do educador físico. É preciso ter muita determinação para trabalhar com diferentes pessoas e objetivos, além de vontade de estudar (não somente da prática esportiva, mas também da complexidade do conhecimento do corpo humano e da mecânica de seus movimentos) e capacidade de se manter atualizado.

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 17 de Maio de 2018

Categorias: Educação, Empregabilidade, Faculdade, Mês do Trabalho, Saúde
Tags: , .