Eniac dá início em 2018 a Curso Inovador na área da Educação

Como atividade mais recente na Equipe de Inovação Pedagógica, acompanho  agora as estudantes do curso Pedagogia Híbrido, com foco em seu Projeto Especial, voltado essencialmente para a Cultura Brasileira. Colaboro nas Oficinas Culturais com as Professoras Luciana Scognamiglio de Oliveira e Rosana Quitério,  as quais propiciam a formação para estas turmas recém-chegadas. Na equipe das Oficinas também está presente Vitor Ávila que contribui com sua experiência na área de teatro.

A novidade deste curso é que foi desenvolvido para ser essencialmente “mãos na massa”, alicerçado pelo movimento do “faça você mesmo” (do inglês, do it yourself; DIY). Isto evidencia o quanto este PE – Projeto Especial – é sobretudo prático: as alunas, após captarem durante a semana informações/vivências e reflexões, irão  trabalhar, supervisionadas pelas professoras responsáveis pelo PE, com as crianças seja do Colégio Eniac, ou com crianças de Escolas Públicas do entorno.

São quatro turmas: uma pela manhã – M1, dua noturnas – N1 e N2 e uma aos sábados, perfazendo mais de 130 alunas inscritas neste programa de PE.

Em linhas gerais, as alunas trabalham com temas para sua Capacitação Cultural, indispensável para o papel de futuras educadoras, seja na Educação Infantil ou no Fundamental I.

Neste início de ano letivo já ocorreu uma atividade com uma das turmas, que promoveu entre as alunas uma reflexão a respeito do que suscita a palavra e o sentido de Pedagogia. Cada uma teve oportunidade de expressar-se e a Professora Luciana mais a Coordenação puderam começar a conhecer a nova turma das futuras pedagogas.

Com outra turma a atividade de que participei foi a seguinte: foram criadas quatro ”estações”, que em última instância tratavam do papel do pedagogo na sociedade contemporânea. As alunas divididas em sub grupos rotacionaram por cada uma das estações: uma delas era ler um texto sobre como ‘acolher’ crianças, outra estação consistia em assistir um vídeo sobre como ‘matar’ a criatividade infantil; na 3a ouviram e leram uma letra de música -Linhas Tortas de Gabriel, o Pensador- e na 4a conheceram a ferramenta kahoot com questões simples, para começar a acessar tecnologias disponíveis na educação.

O encontro foi encerrado com a reunião dos 4 subgrupos, a quem foram colocadas questões quanto à responsabilidade da função de educadoras: quais expectativas quanto ao curso que participam e como podem contribuir para a transformação do atual quadro da educação.

O que estou salientando, aqui, é que desde os primeiros encontros e contatos das alunas com sua formação como pedagogas a Aprendizagem Ativa  está presente, sob a forma de diferentes metodologias utilizadas, propiciando modelos diversos e estimulando a atuação das estudantes.

A participação das alunas, ainda que timidamente no início, foi bastante significativa. Várias delas relataram casos com irmãos ou filhos – ou algumas, com experiência em estágios –  onde observam situações constrangedoras pelas quais as crianças passam e que cerceiam sua criatividade . Por certo, os relatos aliados à prática que experimentaram, tornaram-se marcantes e inesquecíveis, o que possibilitou uma participação de forma integral: alunas refletindo sobre seu papel de educadoras com mentes e corações!

Como último item deste relato, é bom também contar que no sábado, dia 17/02, a Professora Nanci Geroldo ministrou uma palestra Intitulada “ O Não, o Zero e o Nada”, baseada na música de Toquinho e Vinicius de Moraes “ A Casa”. O Objetivo era mostrar como as negativas duplas, gramaticalmente falando, tornam-se frases afirmativas. Vários exercícios foram propostos de como trabalhar tal ideia com as crianças. Observou-se também, no imaginário infantil, as várias possibilidades de interpretação do que seja o “nada” e o “não” inseridas na linguagem cotidiana, tanto na infantil como na adulta. Foi uma ótima oportunidade de reflexão a respeito da nossa Língua Portuguesa/Brasileira, tão rica e cheia de meandros!

Após a palestra, dirigida a todas as turmas do período matutino e noturno, houve um café coletivo, onde as alunas puderam se conhecer e comemorar essa nova empreitada que estão iniciando!

 

Nosso Parabéns às novas turmas de Pedagogia Híbrido. Um Curso muito Especial!!!

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 24 de fevereiro de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação
Tags: , , .