Os principais pontos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular

São Paulo, novembro de 2017 – Nos últimos tempos há um assunto que tem sido debatido por toda sociedade, principalmente entre profissionais de ensino: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento atualizado traz diretrizes pedagógicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

De acordo com Luciana Freire, especialista em políticas públicas para educação do Sistema de Ensino do Eniac, “a BNCC é um documento importante, pois representa um avanço nas discussões sobre educação, mas sozinho não é o suficiente para melhorar a educação. Ele deve vir acompanhado de políticas públicas educativas e financiamentos públicos que garantam a sua aplicação nacional”.

Em um país de proporções continentais como Brasil, a padronização dos currículos é defendida pois há uma espécie de “garantia de igualdade curricular”, com isso todas as crianças e adolescentes terão acesso aos mesmos conteúdos.  “Por outro lado, ela não reconhece as características individuais de cada região,  mesmo porque a distribuição de verbas para a educação não é linear em todos os estados”, ressalta Luciana.

Um dos focos do Colégio Eniac, escola de Guarulhos que já está adequando sua grade curricular à BNCC, tem sido o desenvolvimento de um sistema de ensino que apoie uma aprendizagem personalizada para os estudantes. “Isso significa, na prática, ter um currículo menos voltado para ‘o que’ será aprendido, e mais voltado para ‘como’ isso será aprendido – o aluno não aprende lendo sobre conceitos e teorias, mas sim desenvolvendo soluções com a mão na massa”, comenta Fernando Domingues, diretor de Inovação do Grupo Educacional Eniac, mantenedora da instituição.

A Base Nacional Comum Curricular está em fase final no Conselho Nacional de Educação. Em breve, o MEC iniciará os processos para implementação do projeto em todas as instituições de ensino do Brasil.

FONTE: http://www.segs.com.br/educacao/93800-entenda-os-principais-pontos-da-base-nacional-comum-curricular.html

Matéria Desenvolvida por Race Comunicações. 

 

 

 

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 7 de dezembro de 2017

Categorias: Educação, Faculdade
Tags: , .