Quem nunca ouviu alguém falando "salva tudo na nuvem" e ficou se perguntando o que seria?!

Também é conhecida como Cloud Computing ou Computação em Nuvem. O Cloud nada mais é que um formato de computação onde aplicativos e dados são disponibilizados para diversos usuários em forma de serviços e, tudo isso pode ser utilizado por meio da tão amada internet s2.

o-que-e-cloud-computing-exemplo

A evolução tecnológica computacional e as inovações das telecomunicações estão fazendo com que os acessos à internet se tornem ainda mais amplos e ágeis. Isso cria um perfeito momento para a total expansão do Cloud, para que todos façam o uso.

Para ficar ainda mais claro o que é o Cloud, vamos citar alguns exemplos de serviços que são utilizados nas nuvens e que todos adoram. Google apps, Dropbox, Flickr, YouTube, Amazon, Netflix e muitos outros são exemplos de serviços em nuvens. Observe que os serviços citados não são armazenados nos dispositivos dos usuários, mas com a internet é possível utilizar a qualquer momento e lugar.

Riscos e Benefícios

Como na vida nem tudo são flores, o Cloud também possui riscos... Tais como:

- Dependência
Os acessos aos dados da nuvem dependem da conexão com a internet. Mas, com o avanço das tecnologias algumas ferramentas já estão sendo disponibilizadas para o uso off-line.

- Recuperação de dados
Mesmo sendo taxado como confiável, infalível, e todos os adjetivos positivos, falhas e erros são possíveis que aconteçam. Por exemplo, se um dia o serviço deixar de funcionar por motivos técnicos ou quaisquer outros, os dados lá colocados podem estar comprometidos e até serem perdidos;

- Vulnerabilidade
Como tudo que envolve internet sempre está sujeito às ameaças de hackers, com o Cloud não é diferente. Todos os dados salvos na nuvem acabam se tornando vulneráveis a invasões.

Vantagens:

- Comodidade
Em qualquer local é possível ter acesso a essa tecnologia. Tudo que é necessário é um dispositivo com acesso à internet, o que hoje em dia não é difícil;

- Armazenamento
Os usuários tem a comodidade de poupar espaço em seus dispositivos uma vez que os arquivos estão salvos em servidores externos. Quem nunca foi tirar uma foto ou baixar um aplicativo e apareceu que estava com a memória cheia? #MomentosDifíceis

Impacto do Cloud no mercado de trabalho

Hoje as empresas estão em busca de profissionais altamente qualificados na área de TI para poderem transcrever as demandas das áreas de negócios em situações que forem efetuadas em Cloud. Se você se encaixa no perfil de amante por tecnologia e se amarra em sistemas, Cloud Computing e outros, está mais do que na hora de ingressar em uma Escola que visa formar profissionais capazes de atuar de maneira dinâmica e criativa em um ambiente competitivo e caracterizado por constantes inovações. Conheça a nossa Escola de Informática e TI.

Fontes: Olhar Digital, Techtudo e Oficina da Net.

Por: Kisley Rios

Publicado em: 20 de julho de 2016

Categorias: Faculdade
Tags: , , , , , , , , , , .