Nesta semana, o jornal Estado de São Paulo publicou uma entrevista da Vice-reitora da UNISUAM, professora Claudia de Freitas Lopes Costa sobre o grande desafio que as Universidades enfrentam: a empregabilidade.

De olho nas tendências educacionais e sempre a frente de seu tempo, nós do Centro Universitário Eniac encontramos muitas semelhanças entre as demandas propostas no discurso da vice-reitora e o que buscamos atingir no âmbito educacional, acompanhe conosco:

O primeiro ponto de destaque é a aproximação do ensino universitário com a realidade que o estudante encontrará após formado. Aqui no ENIAC este é um objetivo já atingido faz algum tempo, por meio de nossos projetos integradores, pelas ações sociais de nossa Escola de Construção e pelo Projeto de nossa Academia de Aprendizagem Aberta – A3. Cada um desses projetos, coloca o estudante para pensar soluções inovadoras para questões reais de nossa sociedade, implementando, ao final, soluções concretas que possibilitam o aprendizado totalmente prático de sua futura área de atuação.

No Eniac, toda a inovação acadêmica é liderada por um grupo de professores altamente qualificados que constituem sua Equipe de Inovação Pedagógica. Além da concepção, design e implementação de projetos inovadores, essa equipe é também responsável pelo processo de capacitação docente de nossa instituição, que promove espaço para que nossos professores se mantenham em contínuo processo de aperfeiçoamento, reunindo competências para conduzir com maestria diferentes estratégias de aprendizado e que colaboram com a formação de nossos estudantes.

Outro ponto da entrevista da professora Claudia de Freitas que nos chamou a atenção foi que os estudantes, ao buscarem a formação superior, tem por propósito a realização de um sonho e exatamente por entender esse desejo, que o Centro Universitário ENIAC criou a Fábrica de Realização de Sonhos, onde, segundo as palavras de nosso reitor, tem a missão de  “ajudar o aluno a realizar seu sonho profissional e de melhoria da sua vida!”

A inovação como solução para os desafios da empregabilidade também foi ressaltada pela professora Claudia, que colocou: “É notório que a empregabilidade se dá à medida que as universidades consigam atender às inovações e demandas exigidas pelo mercado”.  Por fim salienta a vice-reitora a importância fundamental do desenvolvimento de projetos de pesquisa e o incentivo a projetos de iniciação científica, o que já é uma realidade para o ENIAC desde a criação do NUPE (Núcleo de Pesquisas do ENIAC) e por meios de suas participações em congressos como o CONIC, por exemplo, cuja a 16º edição foi realizada em nosso Centro Universitário.

Não é a toa que o ENIAC é reconhecido por inovar no aprendizado há 30 anos!

 

#orgulhodesereniac

 

 

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 3 de Maio de 2018

Categorias: Empregabilidade, Faculdade, Inovação
Tags: , , .