Está chegando o final do ciclo letivo e muitos graduandos estão em fase de entrega do Trabalho de Conclusão de Curso. O que fazer?

Pode ser uma monografia, dissertação, tese ou estudo de caso, não importa:  é chegado o momento de entregar o principal trabalho, aquele que é considerado requisito para obtenção do seu certificado de graduação.

Prof. Bruno César

Faltando apenas dois meses para o final do ano, é muito difícil que o aluno consiga fazer um trabalho possível de aprovação começando-o agora. Essa é a opinião de professores que atuam como orientadores em vários cursos superiores, como é o caso do professor Bruno Cesar, que dentre outras instituições é orientador na UNIP – Universidade Paulista.“Um trabalho é desenvolvido a partir de paráfrases, isto é, dizendo com suas palavras aquilo que foi dito por outro autor. Se a opinião é sua, você pode fazer um contraponto, ou seja, citando o ponto de vista do outro mas, nunca, deve deixar de citar o referido autor, tanto no corpo do texto, quando nas referência bibliográficas”, disse Cesar.

O professor Bruno destaca ainda que, em muitas faculdades, a comissão de ética pode inclusive aplicar uma pena máxima ao aluno que plagiar um texto. “É raro, mas pode acontecer”, alertou.

João Ribeiro, aluno do quarto semestre de Gestão de Marketing da Faculdade Eniac em Guarulhos está tranqüilo quando ao seu TCC: “levei um semestre para desenvolver. Como o tema é livre, tive o período de férias para refletir sobre o que iria fazer. Daí, não tive erro e comecei a juntar o material”, afirmou.  João irá entregar o seu trabalho no dia 20 de novembro. “Como já fui qualificado, Isto é, meu trabalho foi acompanhado pelos orientadores, serei aprovado”, diz confiante.

 

Prof. Clóvis Ferratoni

O fantasma da reprovação do TCC é potencializado quando existe a necessidade de apresentá-lo a uma banca examinadora, obrigatória em algumas instituições. Para Clóvis Ferratoni, que é professor das disciplinas de Desenvolvimento de Produto e OTCC – Orientação do Trabalho de Conclusão, dos Bacharéis em Moda (Estilismo e Modelagem), no Centro Universitário Senac. Afirma que alguns alunos “escorregam” nesta fase, porque não vão devidamente preparados para as perguntas. Ferratoni lembra o quanto é importante estar tranquilo no dia: “o bom contato com o orientador traz a calma necessária para o aluno ser aprovado em uma banca examinadora”, lembrou. Em tempo, Ferratoni diz que “o TCC, na Faculdade Eniac ou em qualquer outra instituição de ensino superior qualificada, é um rito de passagem na vida acadêmica do aluno. Como qualquer outro, deve ser encarado com naturalidade, ao passo que outras dificuldades maiores virão para o formando, não só na vida prática – onde os melhores empregadores já solicitam os TCCs nos processos de Recrutamento e Seleção -, mas também ao optar em fazer pós-graduação e extensão, que, cada vez mais, exigem procedimentos formais nos seus processos de entrada e aprovação. Portanto, o TCC é apenas um drops do que vem pela frente”.

Jacques Miranda

O professor Jacques Miranda, que é coordenador dos TCC da Faculdade Eniac em Guarulhos, sempre é perguntado quais os motivos que conduzem  o aluno à reprovação.  Para ele, independente do conteúdo, uma coisa que incomoda o avaliador de TCC é o não atendimento às regras da ABNT. “O aluno que não segue uma regra, o padrão estabelecido, terá ampliada as suas chances de não se ajustar à empresa que irá trabalhar”, informou Miranda. Para ele, “é o mesmo que alguém ser contratado por uma empresa e não seguir a missão dela, ou não compactuar com os valores”, asseverou.TCC nos cursos de Tecnólogo

A Faculdade Eniac em Guarulhos, Grande São Paulo, tem cursos de bacharelado, graduação tecnológia e pós graduação e  é uma das únicas instituições de ensino no país a exigir uma
Monografia como requisito para aprovação do Tecnólogo. “Tinhamos uma enorme preocupaçao com a falta de contato dos alunos com os livros. Embora nossa faculdade tenha um DNA de vanguarda, os livros sempre existirão e é importante que todos saibam pesquisar”, disse Ruy Guerios, um dos fundadores da Faculdade e Colégio Eniac que este ano completa 25 anos e festeja o bom nível dos trabalhos apresentados: “É gratificante ver que muitos destes alunos não tinham o hábito da leitura e agora tem contato mais estreito com a ciência e a literatura, sem contar que esse tipo de trabalho nos ajuda a pensar e nos obriga a redigir e concatenar os nossos pensamentos de forma mais lógica”, comemorou. 

Prof. Ruy Guérios

A opinião tanto de alunos quanto de professores é unâmime: o Trabalho de Conclusão de Curso, seja em qualquer modalidade, é uma excelente ferramenta para acelerar o processo de aprendizagem e fixação de conceito aprendidos na escola. “O TCC é o momento que o aluno ‘apreende’ o conteúdo de sua graduação para poder utilizar profissionalmente”, finalizou Guérios.

Veja Box com mais dicas sobre o TCC:

Siga o padrão, gabarito ou formatação – Embora o padrão seja dado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), cada instituição de ensino tem um manual ou um padrão. É importante segui-lo. “Faz bastante diferença o negrito, itálico e o tamanho da fonte”, lembra Miranda.

Ortografia e gramática – Verifique se a ortografia está correta, se não existem alguns pontos em que o corretor do Word fez alguma barbaridade trocando palavras. A dica é para você pedir para alguém revisar para você.

Cuidado com os plágios – Com a Internet o aluno se acostumou a digitar uma palavra chave e inserir o conteúdo do texto. Cuidado, isso anda causando muito transtorno.

Conteúdo mínimo de páginas – O trabalho deve conter um mínimo de páginas. Verifique.

Revise o sumário e a bibliografia – O sumário serve para orientar as idéias e é um dos primeiros itens a serem verificados pelo avaliador. Faça uma revisão minuciosa pois caso ele encontre algo sem sentido, por exemplo, caso algum item conste no trabalho e não esteja no sumário, poderá ter problemas e vice-versa.

Tempo, dedicação e orientação – É possível desenvolver um trabalho de qualidade, desde que você coloque uma disciplina no seu dia-a-dia. Por exemplo, escrevendo por 2 horas por dia. Ou por exemplo, todas as manhãs das terças-feiras. Além disso, você tem que ter momentos para conversar com o seu orientador, e ocupe este tempo para expor suas dificuldades.

No dia da entrega – Comece verificando se o TCC possui uma sequencia como foi sugerido: Capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimento, epígrafe, sumário, resumo, abstract, introdução, início do desenvolvimento do trabalho, conclusão, apêndices, anexos e referências  bibliográficas.

 

Por: Eniac

Publicado em: 16 de novembro de 2010

Categorias: Colégio, Faculdade.