No último sábado, dia 29 de setembro os alunos do Curso de Pedagogia visitaram o Museu Catavento Cultural, para uma aula de ciências bem diferente das tradicionais. O Catavento Cultural é um museu criado com a vocação de ser um espaço interativo que apresente a ciência de forma instigante para crianças, jovens e adultos.
Durante a visita pude demostrar aos alunos como é possível ensinar Ciências de maneira prática, simples e muito divertida. Dividido em quatro espaços expositivos (universo, vida, engenho e sociedade) o Museu traz grande parte dos conteúdos de Ciências dos anos iniciais, foco principal da unidade curricular Ensino de Ciências e Tecnologia, além de demonstrar, em várias sessões como é o trabalho de um cientista.
Os alunos ficaram encantados ao conhecer a sessão do corpo humano e relembrar a aula de sistema solar, ao passar pela sessão Universo.
Ao final, foram convidados a fazer um breve relato sobre a visita ao que rapidamente responderam:

“Dá pra resumir em uma palavra – FANTÁSTICO”

“Aqui a gente aprende de forma totalmente ativa e vê que é possível repetir com nossos alunos”.

Voltamos bastante inspirados a continuar trilhando esse caminho de ensino e aprendizagem de Ciências, na prática, de forma ativa e divertida!

 

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 1 de outubro de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade
Tags: , , , , .