O CPP – Centro de Práticas Profissionais do ENIAC

é um Universo dentro do Universo ENIAC!!

Fui conversar com engenheiro e empresário Renato de Brito Sanchez, responsável pelo CPP, para conhecer suas atividades mais de perto, pois me parecia que era algo muito amplo…e enfim aprendi um pouco da história para contextualizar sua criação e atual cenário. Descobri um universo de dimensão e potencial enormes!

O eng. Renato de Brito Sanchez, também professor do Centro Universitário ENIAC e Pesquisador do NuPE, me conta que assumiu o desafio de ser  Gestor do CPP em janeiro/2017 a convite do prof. Ruy Guérios. Após conversarem sobre o mercado de trabalho e as empresas no Brasil, o prof. Ruy demonstrou a intenção do ENIAC para atuar e aproximar os Empresários e Empresas de seus alunos.

O CPP hoje possui 4 linhas de atividade: o Centro de Empresariado, o Centro de Empreendedorismo e Inovação, o 2Centro de Treinamento e o Centro de Práticas Profissionais.

O Centro de Empresariado em parceria com as empresas fomentam o desenvolvimento da economia, além de cooperarem com as iniciativas de pesquisas tecnológicas em Guarulhos e região. Recentemente ocorreu o 4º Encontro de Negócios e Empreendedorismo no dia 14/09/17 com empresários, em sua maior parte, mas que desde o 3º Encontro alcançou uma abrangência em todo o estado de São Paulo. São encontros mensais que ocorrem às terceiras terças-feiras, sendo que o primeiro aconteceu em maio/17..

Nos Encontros, o foco é construir a rede de contatos, portanto difere das rodadas de negócios convencionais, visto que o empresários ou profissionais não comparecem para comprar e vender, mas para adquirir conhecimento e trocar experiências, logo os participantes têm oportunidade de interagir, efetuar troca de material promocional e fomentar as relações empresariais. Também nesse espaço o CPP divulga toda gama de serviços, produtos e apoio que oferece a empresários, empreendedores e investidores, potencializando ainda mais a  criatividade e inovação dentro do CPP e consolidando a presença do ENIAC.

Fiquei sabendo que mais de 600 empresas manifestaram interesse em estreitar  relacionamento com o Centro de Empresariado do CPP, o que atesta a alta receptividade e perspectivas promissoras. E existe uma possibilidade de contato, para 2018, com mais de 2500 empresas! Hoje, mais de 400 de micros a grandes empresas são associadas, beneficiando-se, assim, das inúmeras vantagens desta associação.

Como resultado dessa interação são geradas oportunidades em programas de estágios ou mesmo contratação, para estudantes do ENIAC, principalmente, nas áreas de engenharia, TI, contabilidade e recursos humanos. Até Setembro de 2017, o programa gerou perto de 20 estágios – entre remunerados e voluntários (com ajuda de custo).

Do outro lado, ocorrem solicitações de serviços e produtos para o CPP que podem incluir treinamentos, serviços em pesquisa, e muito mais…

O Centro de Empreendedorismo e Inovação do CPP continua inovando e tomando iniciativas para integrar serviços: no dia 19/09 por exemplo, aconteceu o 1º Encontro de Startups e Empreendedores com apoio do CPP e do NUPE – Núcleo de Pesquisas do ENIAC. O objetivo principal foi estabelecer contatos, troca de experiências e mentorias entre os participantes: startups, empreendedores, empresários e investidores convidados para o evento. Esta troca de experiências é fator importante no mundo dos negócios propiciando desenvolver um ambiente colaborativo.

Em breve, vou explorar mais as ações do Centro de Práticas Profissionais e do Centro de Treinamento, os outros focos de projetos…

pois percebo que para conhecer esse Universo do CPP se requer espaço e tempo!!

 

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 26 de setembro de 2017

Categorias: Colégio, Faculdade
Tags: , , , .