Primeiro encontro dentro de uma proposta que pretende ser bimensal

No próximo dia 12/08 acontece o I Encontro de Construção e Cidade do Centro Universitário ENIAC: “A Arquitetura como Ferramenta de Transformação Social – A Cidade Digna para Todos” evento que promete ser o primeiro de um ciclo que irá apresentar nomes importantes e sua influência na arquitetura brasileira.

 O primeiro representante, cuja palestra ocorrerá à 10hs. será o arquiteto Ruy Ohtake que, conforme nos disse o prof. Guerra idealizador e coordenador do evento, é um expoente dos mais importantes quanto ao papel de contribuição à arquitetura de transformação social.

Dentre as motivações para a realização do evento é exatamente esse, o de contribuir para ampliar a visão seja dos alunos ligados diretamente à área da construção – arquitetura e engenharia civil –  como demais estudantes e profissionais da comunidade de Guarulhos.

As obras do arquiteto Ruy Ohtake são testemunhas do seu ideário: o conjunto de suas aspirações expressam-se nas formas e conteúdos de seus diferentes projetos existentes em várias cidades brasileiras, inclusive no exterior. É de sua autoria a Embaixada Brasileira em Tóquio, o Hotel Unique e o Instituto Cultural Tomie Ohtake na capital paulistana, o Centro Cultural  Adamastor e o Laboratório Aché em Guarulhos, o Parque Ecológico do Estado de S.Paulo, o Complexo Brasília Shopping.

Uma das mais emblemáticas ‘intervenções’ do arquiteto situa-se em Heliópolis, onde os ‘redondinhos’ atraíram a atenção e orgulho da população

Sua arquitetura reflete sua visão humanista onde valoriza áreas de convivência, integrando-as ao comercial e residencial, interagindo umas com as outras, de maneira lúdica, colorida e orgânica, e colocando sempre o ser humano como o foco central de sua atenção, sem abrir mão de técnicas criativas e inovadoras.

O evento do dia 12 de agosto –  terá início às 8:00 com uma oficina de Geodésica – pretende atrair o foco de muitas atenções dentro da proposta de dialogar com representantes e agentes de transformação sócio-cultural e ambiental. O que é uma cidade digna para todos? quem são os agentes envolvidos nessa missão? como os profissionais da construção podem atuar para a população, da sua base ao topo? quais responsabilidades cabem a cada um de nós?

 

Estas são alguma das questões que estarão sendo trazidas à tona nesse

I Encontro de Construção e Cidade promovido pelo Eniac

Para participar do evento, inscreva-se no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeeYFG8cEkDZXlzUpM2S3WjvvEIejcjeaMTrDL1d44W9_c1_Q/viewform

 

                                 

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 9 de agosto de 2017

Categorias: Faculdade
Tags: , , , .