Nesta sexta-feira, 11 de maio, nossas estudantes de Pedagogia participaram de uma oficina de resolução de problemas ministrada pelo grupo GPEAEM (Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática). Sob a coordenação da professora Norma Suely Gomes Allevato, o grupo realiza estudos voltados às concepções em Resolução de Problemas (RP) na educação matemática, com ênfase no ensino-aprendizagem-avaliação por meio da RP. Dedica-se também a investigar recursos e formas de implementação da RP em aulas de Matemática, analisando as implicações no ensino, na aprendizagem e na avaliação para alunos e professores.

Nosso professor Wilson Masola faz parte desse grupo, juntamente com os professores Antonio Sérgio Abrahão Monteiro Bastos, Alessandra Carvalho Teixeira, Gilberto Vieira e Ricardo Gonçalves, desenvolvendo reflexões e análises sobre processos cognitivos, operacionais e técnicos utilizados na resolução de problemas, dentro do contexto da prática docente em todos os níveis de ensino.

Outro fato interessante é que a técnica utilizada na oficina foi a Rotação por Estações, composta por diferentes estações de trabalho, com ações educativas variadas e que pode utilizar espaços distintos para essas atividades.

Desenvolver e aperfeiçoar a mentalidade matemática é um dos principais objetivos do curso de Pedagogia, pois sabemos que esta ciência está presente no nosso cotidiano e que ações como estas contribuem muito com a formação dos futuros pedagogos.

O Centro Universitário Eniac ratifica seu compromisso com a formação de profissionais competentes, autônomos e que farão a diferença no mercado de trabalho.

Agradecemos imensamente aos professores do GPEAEM por sua presença, por seu trabalho e pesquisas na área do ensino da matemática. Certamente, essas contribuições foram de extrema importância às nossas alunas no dia de hoje.

Rosana Quiterio

Por: Rosana Quiterio

Publicado em: 11 de maio de 2018

Professora do Centro Universitário Eniac e membro da equipe de inovação acadêmica.

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação
Tags: , , .