[…] Sem exageros, perdi o chão. Palavras do nosso aluno que teve seu artigo aprovado e apresentado no 15th CONTECSI – (FEA) da USP.

Basta acreditar, ser perseverante, ter força de vontade e orientação… foi assim, aceitando o desafio e construindo cada etapa da pesquisa que o aluno Reginaldo Quirino da Silva Júnior juntamente com os professores Maria Helena Veloso Salgado, Mauro Roberto Claro e Valkiria Bento Luiz tiveram seu artigo aprovado e apresentado no CONTECSI. É a primeira vez que um aluno de Administração participa de um congresso de tamanha importância.

Da submissão em janeiro de 2018  até a aprovação em março deste mesmo ano, foi um momento de muita expectativa e ansiedade e relevante para todos os envolvidos neste trabalho, e em especial, Reginaldo Quirino,  que faz o curso na pós graduação e também é Tutor do Eniac.

O evento aconteceu no período de 23 a 25 de maio de 2018, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O CONTECSI – International Conference on Information Systems and Technology Management, é um evento multidisciplinar com o objetivo de promover a integração entre a academia e a sociedade no estudo e discussão  sobre a informação na sociedade. E o Eniac mais uma vez marcou sua brilhante presença. O CONTECSI tem sido apoiado por instituições públicas, tais como: CAPES, FAPESP, CNPq e FEA USP. Estamos orgulhosos de ter alcançado todos os nossos objetivos em todas as edições.

O encontro é representado por renomados palestrantes locais e internacionais e, neste ano, contou com a presença de conferencistas convidados de universidades e centros de pesquisa de renome dos países  Espanha, Holanda, EUA e Portugal, dentre outros. O Brasil abrilhantou a conferência com a apresentação de trabalhos de pesquisa acadêmica na área durante os três dias de realização de congresso.

O artigo apresentado por Reginaldo tratou das relações étnicas-raciais entre os educandos do ensino médio de uma escola pública no município de Guarulhos. A ideia central foi apresentar como essas relações interferem na formação socioeducativas dos alunos.

Reginaldo comentou:

” Não fazia ideia da grandeza deste congresso. Quando minha orientadora Profa. Ma. Maria Helena Veloso Salgado,  me pediu para submetermos o artigo, meio que me deixei levar e de uma forma bem inocente, posso dizer, submetemos o  artigo, com o reforço e orientação dos demais professores Prof. Mauro Roberto Claro e a Profa. Valkiria Bento Luiz. Sinceramente me dei conta da importância quando recebemos  a notícia da aprovação e, sem exageros, perdi o chão. Perguntei: meu Deus será que isso está mesmo acontecendo? Lembro que lemos o email de aprovação diversas vezes e para confirmarmos se  era real. Me preparei e no dia da apresentação ao chegar na FEA – USP fiquei deslumbrado pela magnitude do local e do evento.

Coração e ansiedade a mil comecei a apresentação, mas no decorrer fui me sentindo mais seguro. A melhor parte foram as perguntas dos presentes na sala que me deram a chance de expor meu conhecimento sobre a pesquisa e a chance de trocar informações e experiências com os demais pesquisadores.

Eu não queria vir embora (risos) de tanto fascínio. Sinto que me elevei profissionalmente e pessoalmente, sinto uma satisfação em poder ter meu trabalho reconhecido por um congresso tão grandioso e pelos pesquisadores de diversos países que ali estavam.

Seu eu pudesse resumir todo o meu sentimento em uma única palavra, esta seria Gratidão!! Sou muito grato por todos que me apoiaram, e gostaria de agradecer ao Centro Universitário ENIAC, ao mantenedor prof.   Ruy Guérios, Prof. Pró-reitor Mauro Roberto Claro, gestora Aimê, e por fim a minha amiga professora e orientadora Maria Helena Veloso Salgado, muito obrigado.”

Este trabalho não é um esforço individual mais sim fruto de um esforço coletivo, de uma instituição que acredita no potencial de seus alunos, de professores engajados e de um aluno que alcançou a realização de um sonho.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Profa. Silvia Regina Guberovick e Profa. Maria Helena Veloso Salgado

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 6 de junho de 2018

Categorias: Faculdade, Notícias, Social
Tags: , .