Este slideshow necessita de JavaScript.

Três anos após a inauguração do primeiro prédio “verde” do Brasil de uma instituição de ensino, o Colégio e Faculdade Eniac, localizado no Centro de Guarulhos, cresceu. No início deste segundo semestre, o edifício ganha cinco novos andares totalizando agora 11 pisos, todos seguindo o que há de mais novo em termos de sustentabilidade.  São mais 5 mil metros quadrados, inteiramente construídos a partir do conceito de “obra limpa”.  Os novos espaços servirão para a ampliação no número de salas de aulas, laboratórios, além de abrigar a modalidade de ensino à distância (EAD), em parceria com a Universidade do Norte do Paraná (Unopar), além do primeiro pólo tecnológico de Guarulhos.

“O objetivo da nossa expansão foi justamente a integração entre o ensino que oferecemos nos níveis superior e tecnológico e o mercado de trabalho”, diz o diretor administrativo do Eniac, Valdemar Bassetto, responsável pela obra. A primeira estrutura a ficar pronta, no 6º andar do prédio, foi a nova biblioteca, que tem capacidade para 500 alunos. Além do acervo físico, são oferecidos periódicos e materiais didáticos e literários digitalizados, que os estudantes podem consultar nos notebooks oferecidos para empréstimo. Batizado “espaço Arapa”, o ambiente é cercado por janelas de vidro que dispensam o uso contínuo de iluminação artificial.

 Ainda segundo Bassetto, a obra foi planejada de modo a evitar agressões desnecessárias ao meio ambiente: o reuso de água e os sistemas de ventilação e iluminação naturais foram mantidos nos novos andares, o que permite uma economia de água e energia de cerca de 70%. A estrutura da construção conta com placas de metal, que dispensam o uso de madeira nas vigas e lajes com o chamado sistema “steel deck”. “Até mesmo os resíduos da obra foram separados e destinados para reutilização”, diz. A instituição planeja ainda a construção de mais três andares e um edifício garagem anexo ao prédio.


Fonte:TV Eniac

Por: Eniac

Publicado em: 28 de julho de 2011

Categorias: Colégio, Faculdade.