A Saúde é uma preocupação constante e inevitável para todas as populações. Por isso, os profissionais desta área são muito requisitados em todas as partes do mundo. No Brasil não é diferente, e a infraestrutura na área de Saúde vem aumentando, com grande demanda por profissionais preparados para ocupar os cargos existentes.

Alguns dos motivos que fazem a área de saúde ter tanta demanda, especialmente no momento em que estamos vivendo, são problemas como doenças crônicas, o dia a dia de trabalho estressante vivido por muitas pessoas em nossa sociedade e a falta de cuidado das pessoas com a alimentação e exercícios físicos. Tudo isso aliado ao aumento da expectativa de vida faz com que existam mais necessidades por esse profissional.

Perfil Profissional

Quem decide ingressar nessa área tem um perfil específico: deve gostar de estudar e se empenhar para manter esse compromisso após o término da graduação, já que em muitos cursos é preciso fazer uma especialização.

Como a pressão vinda pelas pessoas nesse ambiente de trabalho é muito grande, para atuar em saúde deve-se também ter empatia, equilíbrio emocional, disposição para trabalhar em ambientes estressantes e facilidade na comunicação interpessoal.

Existem muitas carreiras possíveis para quem ingressa na área de saúde. Aqui no Centro Universitário ENIAC oferecemos os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física, além dos cursos técnicos em Radiologia, Enfermagem e Química.

Vale lembrar que dentro de cada uma delas existem diversas oportunidades de especialização, que garantem ao profissional a possibilidade de serem ainda mais específicos em seus conhecimentos na área de atuação.

Durante muito tempo, não era viável inovar através do empreendedorismo na área da saúde, pois a formação  sempre foi muito voltada para o aspecto assistencial, de tratamento e de pesquisa científica.

Porém, de uns tempos para cá, principalmente depois do surgimento e do crescimento das mídias sociais, profissionais com as mesmas características, afinidades e interesses começaram a se encontrar, a debater, e isso contribuiu muito para o desenvolvimento do empreendedorismo na área.

Qualquer empreendedor deve ter ciência de que o próprio negócio é um risco e assumir esse risco. Mesmo tendo um plano de negócios muito detalhado, é necessário ter seus objetivos e metas, que irão precisar de avaliações constantes para fazer as alterações necessárias e seguir no caminho certo. Além disso, o empreendedor deve saber a importância do dinheiro. E isso se aplica tanto para economizar, quanto para investir e testar, sempre buscando melhorar.

Para se ter destaque no mercado de trabalho na área da saúde é de extrema importância possuir familiaridade e desenvoltura com a tecnologia que domina os ambiente de trabalho atuais. Além disso é necessário ser, acima de tudo, inovador, o que exige muita dedicação, comprometimento e estudo, mas principalmente, gostar do que está fazendo e saber o que está fazendo e para onde deseja ir.

Vem pro ENIAC!

 

 

 

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 10 de Maio de 2018

Categorias: Faculdade, Inovação, Mês do Trabalho, Saúde
Tags: , , , .