Como montar um currículo perfeito: Guia Definitivo!

Está todo mundo querendo uma colocação no mercado de trabalho, que aliás, não está nos seus melhores dias apresentando uma taxa alta de desemprego. Nesse cenário, a busca do emprego dos sonhos parece ser uma corrida ao impossível (o que não é verdade, ok?). Para se destacar em meio aos inúmeros concorrentes, o primeiro passo é apresentar um currículo bacana, que seja chamativo e que interesse aos recrutadores. Obviamente, não existe um currículo perfeito, porém, todos nós sabemos de sua importância em nossa jornada profissional. É a partir dele que damos os primeiros passos em busca de um emprego. Mas, todos nós fazemos a mesma pergunta: O meu currículo está bom? Talvez esteja sim, ou talvez não, isso vai depender do modo com que você preenche as suas informações. Você sabia que seu currículo pode ter sido descartado em um processo de seleção por escassez ou excesso de informações? Sim, isso já pode ter ocorrido e é para ajudar você que elaboramos aqui um guia definitivo de como montar um currículo perfeito!

O Brasil está passando por um momento complicado, estamos vivendo um aumento enorme de desemprego desde 2014 como demonstra o gráfico feito pelo G1 com dados informados pelo IBGE

Nos dias de hoje, onde a concorrência está muito grande em todos os setores, quando vamos procurar um emprego possuímos apenas “7 SEGUNDOS” para convencer o  avaliador de que somos a pessoa certa para o cargo e só assim ele continuará a entrevista. Se engana quem acha que os entrevistadores avaliam, detalhadamente, currículo por currículo, afinal o tempo é dinheiro e não podemos perdê-lo. Mas 7 SEGUNDOS é muito pouco tempo para ser notado, concorda comigo? Se neste exato momento você balançou a cabeça é porque temos em comum um único objetivo que é chamar atenção. Podemos trabalhar nisso colocando um logotipo da empresa que você está solicitando emprego, às vezes uma foto mais ousada, um pouco mais descontraída, algo que efetivamente chame a atenção como se fosse um outdoor na beira de uma rodovia.

Voltando ao nosso principal objetivo: Como ganhar a atenção dos avaliadores? Para isso vamos seguir uma ordem infalível que certamente irá te ajudar.

NEM MAIS, NEM MENOS, APENAS O ESSENCIALO primeiro passo é buscar um equilíbrio: nem detalhes em excesso, nem informação de menos. Nem tão longo, nem tão curto. Usar a objetividade é o primeiro passo. Informações bem estruturadas ajudam a captar de imediato o olho do seu futuro empregador. Informações como número de documentos e idade são desnecessários, afinal quem está recrutando não quer saber sua idade ou número do seu RG, estão interessados apenas em saber se você atende as exigências da vaga ou não.

“Ao anunciar uma vaga em aberto, empresas recebem inúmeros currículos com diferentes perfis de candidatos. No entanto, alguns profissionais se destacam mais por apresentarem um conteúdo objetivo e, ao mesmo tempo, completo”, destaca a coach Cibele Narde e o CEO do site Winjob Lailton Sabino.”

Mas como montar um currículo perfeito aceitável no mercado competitivo dos dias de hoje? Complicado, né? Para resolver isso, rapidamente, acompanhe este guia prático sobre quais informações devem ser inseridas em um currículo:

  1. Economize na quantidade de dados pessoais.
  2. Especifique a área de atuação.
  3. Descreva sua formação seguindo esse sistema: Modalidade do curso,
  4. Título do curso, Instituição, local do curso, Período do curso (concluído ou não)
  5. Faça um resumo sobre suas qualificações.
  6. Capriche na sua experiência profissional.

CLARO E OBJETIVO: Como já citamos, os recrutadores buscam por resumos rápidos e objetivos. Neste resumo é interessante que você exponha seus pontos fortes, as competências desenvolvidas academicamente e os seus objetivos profissionais. Vale ressaltar a importância de ficar atento aos erros de ortografia e digitação, pois essa desatenção pode levar sua vaga por água abaixo.

Coloque sua formação, dê ênfase aos cursos, palestras e, caso tenha alguma atividade em destaque, fale um pouco mais sobre ela. É interessante deixar claro o que foi realizado nos empregos anteriores.

O CURRÍCULO É UMA OBRA LITERÁRIA!: Quando for produzir seu currículo imagine uma obra literária. Imaginou? Para que isso seja possível terá que deixar seu currículo com uma leitura agradável do início ao fim. Lembre-se de colocar informações em ordem cronológica e nunca “encha linguiça”

 

Obs: O foco das informações deve estar  no que você pretende alcançar, e não pelo que você já fez! As competências profissionais não são os únicos destaques possíveis do currículo. Nem sempre isso é possível, mas em alguns casos, as habilidades pessoais podem ser colocadas, tornando-se um diferencial para o candidato, desde que haja bom senso! Entretanto, existem algumas habilidades que são fundamentais em qualquer profissão, são elas:

Comunicação: Uma das primeiras características que o entrevistador observará serão suas habilidades de ouvir e falar bem. Saber se  comunicar é primordial para qualquer negócio, afinal, empresas são feitas por pessoas. Nesse sentido, a comunicação de qualidade é o fator principal para estabelecer relacionamentos construtivos.

Se você quer ser um profissional de sucesso, deve desenvolver a capacidade de se comunicar verbalmente e por escrito. O entrevistador avaliará isso o tempo todo e você precisa demonstrar confiança para estabelecer uma boa comunicação pessoalmente, por telefone ou por e-mail. Venda essa característica em seu currículo, sempre de uma forma condizente com a sua personalidade.

Proatividade: As empresas valorizam muito os profissionais que saem de sua zona de conforto e fazem além do que as funções que lhe foram delegadas. Tomar a iniciativa e saber analisar as situações, prevendo possíveis problemas e mudanças para elaborar estratégias e soluções previamente são habilidades indispensáveis a qualquer profissional de sucesso. Por isso, se você quer ser um deles, trabalhar essa capacidade para colocá-la no seu currículo como uma de suas características é fundamental.

Senso de Análise: Muito ligado à proatividade, o senso de análise é uma das habilidades mais solicitadas pelas empresas no mercado competitivo atual. O empregador que declara em seu currículo possuir essa capacidade é visto como aquela pessoa que sabe lidar com os desafios, que identifica oportunidades e corre atrás de informações mais precisas sobre o assunto para propor soluções e estratégias mais assertivas.

Gerenciamento de tempo: Independentemente da área em que você pretenda atuar, deve saber gerenciar o seu tempo para obter maior produtividade. As empresas valorizam profissionais que sabem realizar diversos projetos ao mesmo tempo, principalmente, diante de deadlines curtos e uma supervisão constante. Eles são enxergados como pessoas que priorizam e hierarquizam melhor as suas tarefas, bem como proporcionam resultados satisfatórios em qualquer situação e circunstância. Por isso, não deixe de colocar essa capacidade em seu currículo.

Conhecimento em informática: Em plena  era da tecnologia, é fundamental ter conhecimentos sólidos nesta área. Isso não é um problema para profissionais mais novos, que apresentam intimidade com ferramentas sofisticadas. Se não é o seu caso, melhor começar a aprender pelo menos o básico. Cursos relacionados que você tenha realizado e softwares com os quais têm contato são informações que devem ser adicionadas ao currículo e abre grande vantagem com relação a outros candidatos.

Flexibilidade e Resiliência: Flexibilidade e resiliência são habilidades valorizadas pelas empresas diante das constantes mudanças do mercado. Por esse motivo, é imprescindível que o profissional tenha facilidade de adaptação, abertura para novos desafios e saiba exercer suas atividades com excelência mesmo diante dos contratempos.

Liderança: Para ser líder não é preciso exercer um cargo de gestão, a liderança deve ser uma habilidade presente em todos os colaboradores, independente de sua função e nível hierárquico.  As empresas procuram por profissionais que saibam receber ordens sim, mas, que ao mesmo tempo saibam assumir projetos e lidar com imprevistos, além de  desempenhar suas atividades focados em objetivos claros, tomar decisões estratégicas assertivas e exercer influência no ambiente.  Mencionar em seu currículo que você possui senso de liderança, dando alguns exemplos de atividades em que exerceu, principalmente, a capacidade de decisão deixará o empregador muito interessado em seu perfil.

Integridade e Coerência: As empresas não buscam apenas por habilidades técnicas, mas, principalmente, por profissionais com valores. No geral, os recrutadores tentarão encontrar em você os mesmos objetivos da companhia. Apesar de não compartilhar de todos eles, é importante deixar claro que você é uma pessoa íntegra, honesta e coerente, sendo capaz de seguir uma missão em comum com outros integrantes da organização.

Perceba que todas essas características envolvem ética e princípios, sendo importante não somente no meio corporativo, como também, na vida em sociedade e em outros setores. Quando adicionadas em seu currículo, essas habilidades demonstram ao recrutador que você é um profissional transparente, que reconhece seus erros, atribui créditos aos seus colegas de trabalho e transmite confiança e comprometimento para com a empresa, suas atividades, seus pares, clientes e principalmente, consigo mesmo.

Autoconfiança: Conhecer a si mesmo é um fator determinante para superar suas limitações e fortalecer suas potencialidades. Autoconfiança, advinda do autoconhecimento, é primordial para que o profissional consiga assumir riscos, propor novas perspectivas, enfrentar o desconhecido, bem como, promover seu crescimento contínuo. Esses são elementos fundamentais para sair da zona de conforto e trilhar seu caminho para o sucesso.    

Você também pode colocar algumas frases nada apelativas, que possam ser atraentes para o selecionador.

Se gostou da ideia mas não tem noção de como produzir, vamos deixar algumas frases prontas que possam se encaixar no seu currículo profissional.

  • Gostaria de fazer parte da equipe de funcionários da empresa, tendo o objetivo de crescer, profissionalmente, e de maneira produtiva, contribuindo para o desenvolvimento da organização como um todo.
  • Procuro novos desafios profissionais, e uma efetivação no mercado tendo o desenvolvimento de minhas habilidades e a geração de resultados como objetivo, viabilizando um crescimento qualitativo e quantitativo para a empresa.
  • Busco uma vaga no mercado onde possa colocar minhas habilidades em prática e colaborar com equipes de trabalho, tendo o crescimento da organização e o desenvolvimento pessoal e profissional como focos principais.
  • Procuro uma efetivação no mercado para colocar em prática o que já aprendi ao longo do meu tempo como profissional, desenvolvendo minhas habilidades e contribuindo para o crescimento da empresa.

SEJA HONESTO!

A honestidade é um fator muito importante tanto no currículo ou na entrevista, pois não adianta tentar enganar seu entrevistador, esses profissionais sabem bem o que é verdadeiro e os que estão mentindo, já que são treinados para isso. É muito importante apresentar um bom resultado nos empregos anteriores. Mas, caso você não tenha muita experiência ou nunca tenha trabalhado, a dica é investir no conteúdo e na forma de apresentação do currículo, fazendo com que os recrutadores queiram dar a oportunidade a você de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa.

“Mesmo que a sua experiência não seja grande e que nunca tenha trabalhado, existe o emprego certo para você. Basta ser honesto, simples, objetivo e mostrar as suas qualidades”, diz Lailton

 

TRABALHOS VOLUNTÁRIOS, HOBBIES  E OUTRAS ATIVIDADES.

Trabalhos voluntários costumam ser muito valorizados pelos recrutadores, então se você já participa ou já participou de algum, não perca tempo e inclua essas informações.

Para Hobbies, caso optar por colocar, tenha cuidado, sugerimos acrescentar apenas aqueles que você julga importante ou relevantes.

Se quiser participar de algum projeto ou trabalho voluntário, sugerimos alguns bem legais pra você :

  1.  Padrinho nota 10: Trabalho voluntário com crianças, você realiza doações para orfanatos como um todo ou pode escolher uma criança para apadrinhar.
  2.  Família acolhedora: Projeto onde você pode se cadastrar e capacitar-se para receber na sua casa, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social.
  3.  Entrega por SP: Grupo que se reúne em frente ao estádio do Pacaembu em São Paulo e visita pessoas em situação de rua para entregar doações.
  4.  Pimp My Carroça: Esse projeto promove a visibilidade dos catadores de recicláveis, podendo ser voluntário de várias formas como grafitando carroças ou prestando serviços aos catadores como tratamento dental ou aulas.
  5.  GRAACC: Projeto voluntário que ajuda crianças com câncer nos hospitais, você agenda uma visita monitorada; é só comparecer ao local escolhido.
  6.  Clube dos Vira Latas: Apoio aos quatro patas, neste projeto você encontra diversas formas de colaborar com os animaizinhos.
  7.  Patas Therapeutas: Seu animal também pode ajudar, aqui são feitos treinamentos específicos para animais e seus donos realizarem trabalhos voluntários como visitação a hospitais e asilos.
  8.  Flor Gentil: São recolhidas flores de eventos e casamentos, montando um buquê e sendo entregue aos idosos, legal né?
  9.  Cidadão Pró-mundo: É uma das muitas organizações que buscam voluntários para dar aulas de inglês. Você pode buscar outras organizações que oferecem aulas temas que você tem mais domínio.
  10.  Médico sem fronteiras: Este tipo de trabalho é realizado virtualmente, onde podemos colaborar com ajuda financeira em outros países que estão com escassez de recursos.

Inclua também suas atividades, os trabalhos desenvolvidos na escola ou faculdade e o que aprendeu com eles

No seu currículo, você pode destacar, por exemplo, se foi representante de classe, participou do grêmio estudantil, integrou a atlética na faculdade, coordenou algum projeto social ou grupo de estudos. Não se esqueça de citar tais atribuições e as características mais importantes de cada uma.

DICAS PARA SER CONTRATADO

  1. Procure avaliar muito bem a cultura organizacional da empresa que você está pretendendo trabalhar. Quanto mais alinhado com esta cultura maiores serão as chances de ser contratado.
  2. Antes de sua entrevista pesquise sobre a empresa, sobre a vaga, sobre a equipe, etc. Isso demonstrará seu real interesse na oportunidade.
  3. Não tenha medo de expor seus defeitos. Quanto mais sincero for, mais credibilidade passará para o entrevistador.
  4. Se o cargo for de liderança, mostre que você já conduziu equipes para o sucesso, maximizando o resultado das pessoas

Outra maneira de ganhar destaque na hora de conseguir um emprego, é realizando cursos de especialização na sua área, você pode fazer isso à distância, existem diversos sites que disponibilizam essa capacitação profissional, um deles é o Prime Cursos que possui diversos cursos nas mais diversas áreas

Para auxiliar na construção do seu currículo perfeito, deixamos aqui uma ilustração do nosso parceiro Exame.Vale a pena conferir !

Esperamos que tenham gostado do nosso Guia definitivo de como montar um currículo perfeito compartilhe com seus amigos e nos ajude a divulgar conhecimento. Acreditamos que com essas dicas infalíveis você certamente alcançará a tão sonhada independência financeira

 

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 14 de agosto de 2017

Categorias: Colégio, Faculdade, Técnico
Tags: , , , , .