Em nosso último artigo CONSTRUINDO UMA CARREIRA DE SUCESSO ATRAVÉS DE COMPETÊNCIAS falamos sobre a importância de alinhar suas competências pessoais às exigidas pelo mercado de trabalho ou ainda, procurar nesse mercado oportunidades que se alinhem às suas competências. Essa foi a dica final do texto.

Agora, você deve estar se perguntando: O que são essas tais competências?

Uma competência se forma a partir da interação entre conhecimentos, habilidades e atitudes, representando, também, pelas iniciais C.H.A. Assim, se queremos perseguir uma determinada competência é preciso determinar: a) quais conhecimentos foram acumulados sobre um assunto específico; b) o quanto foi possível efetivamente colocar em prática esse conhecimento e c) qual a minha disposição para isso.

Para tornar essa reflexão mais objetiva, sugerimos um quadro em que podemos classificar o que consideramos importante em nossos saberes. Segue um exemplo:

QUADRO 01: Planilha de competência Gerencial

Como pode ver o quadro expressa as competências Gerências importantes para o cargo apresentado. Para nos tornarmos um bom profissional em determinada área e/ou ocupar um determinado cargo ou, ainda, executar determinadas funções é importante o autoconhecimento, passando por uma reflexão sobre quais são as suas competências mais evidenciadas e as que precisa desenvolver. O Quadro 2: CHA do Administrador apresenta outro exemplo.

Quadro 02: CHA do Administrador.

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=Exemplo+de+conhecimentos,+habilidades+e+atitudes

Vale destacar o quão responsável você é pelo desenvolvimento das suas competências. Se você estiver trabalhando, essa responsabilidade pode ser proporcional entre você e a empresa. Mas, tenha sempre em mente que o esforço individual enriquece o domínio de novas competências

 

PROF. SÍLVIA APARECIDA RAIMUNDO

PROF. SÍLVIA REGINA GUBEROVIC

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 15 de agosto de 2017

Categorias: Ensino Médio, Faculdade, Gestão
Tags: , , , .