Essa é a frase de ordem do mercado de trabalho atual.

Bezerra e Oliveira, em 2007 apontaram que, para além das transformações oriundas da velocidade nas mudanças, dos avanços tecnológicos, das transformações para organizações e sociedade, encontra-se o ser humano, único e peculiar, capaz de operar com criatividade, agregando valor às organizações.

São as pessoas que fazem a gestão das organizações, criam e colocam em prática as melhores estratégias, calculam riscos, tomam decisões, captam e retém clientes internos e externos, produzem e divulgam os produtos e serviços. As empresas jamais existiriam se não fossem as pessoas e o trabalho que desempenham.

Do outro lado, temos consumidores que  buscam por serviços e produtos.E levar o público a se interessar por uma marca tem sido uma provocação enfrentada por milhares de organizações, razão pela qual, as empresas precisam de profissionais de marketing que cumpram essa tarefa com excelência.

O Centro Universitário Eniac, a fim de superar  essa necessidade de mercado, e proporcionar empregabilidade  para os alunos, oferece instalações que tem uma arquitetura e tecnologia diferenciada. Local que predomina a autogestão,  promovendo cenários de aprendizagem,  valoriza  o protagonismo do universitário  e a integração entre teoria e prática.

Essas ações de alunos e professores,  promovem a criatividade, a comunicação oral, o pensamento crítico, a comunicação escrita, a tomada de decisão e resolução de problemas.

Por meio de projetos que atendam a demanda de mercado.  Demanda essa que atende não somente o mercado corporativo mas também a organizações não governamentais, por meio de organizações que atuem em eventos de cunho social.

Projetos que ganham profundidade, também, por meio das pesquisas de Iniciação Científica, como  o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT). Caracterizada como atividade de apoio teórico-prático e metodológico, é um instrumento que permite inserir os estudantes, desde cedo, em contato direto com a atividade de desenvolvimento científico e tecnológico, mediante a realização de um projeto de pesquisa.

Nesta perspectiva, a iniciação científica se constitui um caminho adequado para o desenvolvimento da formação de uma nova mentalidade no aluno e suas atividades de agente transformador na sociedade, nos campos acadêmico, profissional e comunitário.

Em 2017, o estudante Marcel Marques Plaça, graduando em Comunicação Social e orientado pelo Prof. Bruno César dos Santos,  foi premiado como o  7º melhor trabalhos em andamento no no Congresso de Iniciação Científica (CONIC) e este é apenas um exemplo dos grandes trabalhos que podem ser desenvolvidos por nossos alunos, traduzindo em conhecimento para eles e melhorias para nossa sociedade. Tudo que o mercado de trabalho procura e precisa.

Por Profa. Maria Helena Veloso Salgado  

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 16 de Maio de 2018

Categorias: Empregabilidade, Faculdade, Mês do Trabalho
Tags: , , , , .