A aprendizagem por pares, ou, do inglês, peer instruction, consiste em uma metodologia de ensino baseada no trabalho colaborativo e em discussões acerca de um determinado conteúdo.

Muitas vezes, os estudantes, em discussões e reflexões realizadas entre si, compreendem o conteúdo mais do que em uma aula expositiva e isto contribui com a aprendizagem do grupo com um todo, tornando-a mais significativa.

As estudantes do curso de Pedagogia já conhecem bem essa metodologia, pois um grupo de alunas veteranas têm conseguido auxiliar uma turma iniciante a utilizar as ferramentas tecnológicas que fazem parte de seu cotidiano acadêmico.

Vale ressaltar que a iniciativa para estas ações partiu das próprias alunas, que ao tomarem conhecimento das necessidades do outro grupo, dispuseram-se imediatamente a colaborar, demonstrando o nível de autonomia que essas futuras pedagogas já atingiram.

Os encontros acontecem todas às segunda-feiras, depois do horário de aula da turma veterana e tem recebido grande frequência e aceitação por parte das nossas queridas novatas.

As estudantes criaram, inclusive, um grupo de WhatsApp, cujo nome é “Apoio Pedagogia”, e que tem a finalidade de oferecer suporte sempre que necessário à turma iniciante.

“Eu adorei!”; “Vocês são muito prestativas”; “Foi muito legal esse contato, já que elas são alunas também”, são alguns dos comentários feitos por elas no grupo e isso tem proporcionado muito aprendizado a todos.

O Centro Universitário Eniac se orgulha muito das alunas Karine, Thamires, Raiza, Bianca, Paula, Kelly e Beatriz, que têm demonstrado muito empenho e carinho com suas futuras colegas de profissão.

Vamos acompanhar alguns registros desses encontros.

 

 

Rosana Quiterio

Por: Rosana Quiterio

Publicado em: 20 de Março de 2018

Professora do Centro Universitário Eniac e membro da equipe de inovação acadêmica.

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação, Notícias
Tags: .