Os alunos da equipe de robótica Eniac Challengers foram campeões do Prêmio Excelência do Desafio de Robótica da Província Marista da PUC-RS. A competição, que aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro na Pontifícia Universidade Católica, em Porto Alegre (RS), envolveu alunos dos níveis Fundamental, Médio e Técnico. O Eniac foi a única instituição paulista a participar da competição. Outras 24 escolas de todo o país participaram do evento, submetendo seus projetos à análise de uma comissão de doutores em robótica da PUC.

O desafio aconteceu em três categorias: Plataforma Lego, na qual concorreram alunos do nível Fundamental; Plataforma Vex, com estudantes do ensino Médio; e Categoria de Iniciação Científica, com projetos do nível Superior. O Eniac ficou foi vice-campeão nas com seus alunos de da faculdade e do Fundamental, e em quinta colocação com a equipe Vex. Na Iniciação Científica, a instituição apresentou seu projeto “Cidade Cibernética, Robótica e Sustentabilidade alinhadas no futuro”, com perspectivas de tecnologias ecológicas aplicadas ao cotidiano. O Prêmio Excelência foi concedido através da somatória dos pontos nas categorias e da análise da adequação das equipes à proposta acadêmica do evento.

Outro destaque foi para a equipe da plataforma Vex, que concorreu com estudantes do último ano do ensino Fundamental. “Decidimos apostar em nossos alunos, e o resultado foi bastante satisfatório”, explica o professor Douglas dos Reis, coordenador dos Eniac Challengers. Ainda de acordo com ele, a competição é importante para o reconhecimento acadêmico dentro e fora do Eniac: “Além dos resultados positivos, criamos acordos com importantes instituições da região Sul”. Durante o evento, foram firmadas parcerias entre o Eniac e a rede de ensino internacional Províncias Maristas para a ampliação de projetos como o Centro de Reciclagem Eletrônica e o Museu Tecnológico Sustentável, que já estão em desenvolvimento na instituição guarulhense.

Fonte:TV Eniac

Por: Eniac

Publicado em: 18 de outubro de 2011

Categorias: Faculdade.