Sistema garante aulas mesmo na ausência dos professores

Graças a um sistema inédito no Brasil para evitar a ausência de professores em sala de aula, os alunos do Eniac – tanto da escola como da faculdade – têm, ao longo do ano letivo, 98% das aulas dadas. Além do controle de entrada e saída no prédio por análise biométrica, as aulas são planejadas e enviadas previamente ao sistema da instituição. “Caso o professor não possa ir à aula, um tutor treinado pode acessar o conteúdo que seria ministrado e passa atividades aos alunos”, diz o coordenador Geral da Faculdade, José Carvalho.

O sistema não prevê a substituição de aulas, mas garante que o aluno não perca a matéria que teria naquele dia. “A aula em si é uma atribuição do professor, mas os tutores e monitores orientam os alunos e passam conteúdos pré-programados”, explica. Nos casos em que não é possível a subsitituição, os estudantes têm acesso à reposição virtual de conteúdo. Através do Portal do Conhecimento Eniac, os professores e alunos entram em um chat com vídeo e repassam a matéria. “Essa carga horária é lançada nos 20% de aulas à distância que a faculdade poderia ter”. Assim, das mais de 3400 aulas semanais da faculdade do colégio, 98% são ministradas atualmente.

A estrutura física do Eniac também contribui para evitar a evasão. O recém inaugurado espaço Arapa permite que os estudantes realizem  pesquisas para seus projetos integradores. A cada semestre, os alunos dos níveis Técnico e Superior devem entregar um projeto, que pode ser aprimorado no espaço, com auxílio de tutores. A nova biblioteca e o espaço, juntos, formam uma área de 1000 metros quadrados destinados somente à pesquisa extra-classe.

Fonte:TV Eniac

Por: Eniac

Publicado em: 24 de maio de 2011

Categorias: Colégio, Faculdade.