AGENDE Guarulhos
Da redação
Foto: AGENDE


Ruy Guérios e Daniele Pestelli.

A AGENDE – Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos – e a Faculdade ENIAC assinaram nesta segunda-feira (12/09) o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas entidades, no Auditório do Campus ENIAC.

Na ocasião, foi inaugurado o Centro de Treinamento Tecnológico do Grupo Educacional ENIAC, criado em parceria com o Instituto EsperanSAP, da SAP Brasil, Microsoft e da Prefeitura de Guarulhos. O Centro Tecnológico oferecerá treinamento a profissionais que estão fora do mercado de trabalho e os cursos serão gratuitos.


Da esquerda para direita: Marcos Roberto Pasin, Ruy Guérios, Sebastião Almeida, Antônio Carlos Almeida, Daniele Pestelli e Aarão Rubens .

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida; o Diretor da Instituição, Ruy Guérios; o Presidente da AGENDE, Danielle Pestelli, acompanhado por Paulo Gonçalves, Gerente Geral, e do Prof. Dr. Devanildo Damião, Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Parque Tecnológico da AGENDE; o presidente do Instituto EsperanSAP, Marcos Roberto Pasin; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Almeida e o presidente da ASEC, Associação dos Empresários de Cumbica, Aarão Rubens.

Daniele Pestelli disse que o Acordo de Cooperação Técnica com o ENIAC tem como objetivo integrar ações em programas e projetos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, gestão de tecnologia e inovação, desenvolvimento de projetos de Pré-Incubação, estimulo ao empreendedorismo e a participação do corpo docente no Comitê Técnico da Incubadora: “A Incubadora de Guarulhos está a ponto de ser considerada uma das melhores do Brasil, o que nos estimula a incentivar cada vez mais o empreendedorismo. Queremos ajudar a formar profissionais que vão além de operadores de máquina que apertem botões, mas que estejam aptos a pensar na empresa como um todo”.


Paulo Gonçalves, Devanildo Damião e Ruy Guérios.

 Devanildo Damião disse que “a AGENDE oferecerá todo o suporte técnico aos professores e alunos do ENIAC em projetos de empreendedorismo inovador e trabalhos acadêmicos no âmbito da Incubadora e Parque Tecnológico Guarulhos”. Também ressaltou que “no ambiente de inovação está sendo criado o Espaço do Saber, que tem o objetivo de promover a articulação entre as empresas incubadas e os representantes da Academia, criando um ambiente favorável para atividades de Pesquisa e Desenvolvimento”.

Ruy Guérios, ENIAC, está satisfeito com a integração e disse que a intenção do grupo é possibilitar cada vez mais a sinergia entre escola, empresários e poder público. “Esse tripé faz a diferença nas principais nações em desenvolvimento” e comentou a honra que é ser um dos atores no processo das melhorias sociais e sustentáveis.

Marcos Roberto, EsperanSAP, comentou o projeto e disse que com a ajuda da iniciativa privada e do poder público será possível ao Brasil exportar mão-de-obra especializada.

O prefeito Sebastião Almeida elogiou a iniciativa do grupo para capacitar profissionais e comentou que a sinergia gerada entre os agentes da sociedade possibilitará a superação dos desafios. “O instituto EsperanSAP é uma oportunidade para capacitar os profissionais de nossa Cidade, uma vez que o mundo do trabalho tem evoluído de forma tão rápida e sem acompanhamento e, por isso, também a Cidade necessita do Parque Tecnológico. Os entendimentos têm avançado e acho que esta criança vai nascer”, finalizou Almeida.

Fonte:Agende Guarulhoshttp://www.agendeguarulhos.org.br/noticia_interna.php?id=442

Por: Eniac

Publicado em: 15 de setembro de 2011

Categorias: Faculdade.