No primeiro semestre deste ano, o curso de Pedagogia iniciou o trabalho com oficinas pedagógicas abertas à comunidade externa com grande êxito em seus resultados.
O objetivo dessas ações era colocar nossos estudantes em contato com a prática de suas futuras profissões e contribuir com a aprendizagem de crianças, por meio de atividades especialmente elaboradas para o desenvolvimento de habilidades e competências desses participantes.
Neste semestre, uma parceria entre universidade e rede pública resultou em um planejamento diferenciado, voltado para o letramento digital. Durante três sábados do mês de outubro, crianças da E.P.G. Pedro Geraldo Barbosa, em Guarulhos, serão trazidas para as instalações do Colégio Eniac e terão acesso à toda infraestrutura da instituição, aliada às oficinas tradicionalmente desenvolvidas por nossos estudantes de Pedagogia.
No sábado, dia 6 de outubro, as primeiras atividades aconteceram: Língua Portuguesa, Artes, Matemática,Ciências, Recreação e Música foram os temas do planejamento das futuras pedagogas, que esbanjaram organização e dedicação ao grupo visitante.
Nos próximos dias 20 e 27 o ciclo se completa com uma oficina sobre a plataforma Scratch (programação de jogos digitais) e uma maratona de jogos matemáticos construídos pela parceria entre alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais e Pedagogia.
Essas ações sociais oferecem importantes contribuições à sociedade, tanto pela qualidade na formação dos futuros professores, quanto pelo benefício que as crianças receberam.

Rosana Quiterio

Por: Rosana Quiterio

Publicado em: 7 de outubro de 2018

Professora do Centro Universitário Eniac e membro da equipe de inovação acadêmica.

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Educação Infantil, Faculdade, Inovação, Social
Tags: , , .