Um projeto para o desenvolvimento da mentalidade matemática

 

“É pura musculação mental!!”  foi exatamente essa a expressão que a Professora Paula Lev empregou para falar sobre o desenvolvimento da mentalidade matemática.

“A matemática está presente em nossa vida, no nosso entorno, no nosso corpo […] No mínimo, nos torna mais “inteligentes”, ao percebermos  relações, proporções, equilíbrios e desequilíbrios, igualdades e desigualdades…são abstrações onde essa mentalidade muito contribui para a compreensão desse todo maior que é o mundo em que vivemos.”

Não é necessário ser um profundo conhecedor dessa ciência, ou um graduado nessa área para usufruir dessa capacidade de observação e de abstração. A matemática “amplia nossa faculdade de ir além e estabelecer conexões, que não estavam  ao nosso alcance antes de treinarmos nossa mente”.

Pensando nesses benefícios, foi iniciado no curso de Pedagogia do Centro Universitário Eniac uma ação conjunta com nossos estudantes e que mais parece uma ocupação lúdica para crianças. A proposta visa promover o desenvolvimento dessa mentalidade Matemática por meio da disciplina de Artes.

O primeiro contato dos estudantes de pedagogia com a proposta aconteceu de forma bem ativa. A milenar técnica de origami – dobraduras  de papel – foi empregada para que nossos estudantes montassem mandalas, muito belas e coloridas, com as quais puderam evidenciar o movimento rotacional, relembrar figuras geométricas, seus ângulos e muito mais.

E como aqui no Eniac, muito fazemos com nossas próprias mãos, a Professora Paula Lev, assessorada por Igor, guru do Fablab Eniac, desenvolveu réguas, muito especiais, oitavadas e com figuras geométricas vazadas (triângulos, isósceles, retângulos, elipses etc.). As réguas foram utilizadas, numa segunda atividade, para a construção de desenhos variados, ajudando futuros pedagogos a desenvolver e/ou aprimorar a habilidade para identificar rotações de figuras.

E esse será o espírito da coisa! Como se fosse uma brincadeira, oficinas infantis estão sendo elaboradas – mais uma ação de aprendizagem ativa da Equipe de Inovação Pedagógica do Eniac – que, por meio da integração das disciplinas de Artes e Matemática, acredita possa colaborar com desenvolvimento dessa mentalidade: primeiro, para nossos estudantes e, como consequência, para seus futuros alunos.

As imagens abaixo contam muito mais sobre o interesse e entusiasmo despertado durante a Oficina de Arte com Matemática.

   

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 24 de abril de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Educação, Faculdade, Inovação.